segunda-feira, 1 de março de 2010

Fique por dentro da vida

Você já se perguntou como foi possível diferenciar as diversas etapas biológicas ou como foi que a partir de uma célula se formou um ecossistema?


Você aprendeu que toda a matéria viva é formada por átomos e por muito tempo acreditou que o átomo era a menor parte da matéria, mas hoje pode ter uma surpresa: clique aqui para ler uma matéria sobre os quarks e reveja os seus conceitos.  Como você vai ver no vídeo abaixo, uma grande quantidade de átomos quimicamente reunidos , formam as moléculas . 




Organizadas de diferentes formas, as moléculas formam diversas estruturas biológicas, que são chamadas de organelas celulares. Clique aqui e conheça algumas dessas organelas. Leia cuidadosamente o texto para apreender as  funções que as organelas executam.
Se você chegou até aqui é provável que tenha concluído que as células são unidades básicas de todos os seres vivos , com exceção dos vírus. Unidas em grande escala, tais células formam os tecidos. Diferentes tipos de tecidos juntos , geram um órgão, que dão origem a um sistema de órgãos. Como você pode observar nessa imagem do sistema digestório, os órgãos de todo nosso corpo, em um conjunto compõem o nosso sistema de órgãos. Os sistemas formam o organismo. Organismos que podem gerar novos indivíduos. Um determinado grupo de indivíduos, habitando na mesma área geográfica, é denominado a constituição de uma população biológica. As pessoas de um determinado lugar, interagem com membros de outras espécies que vivem no mesmo lugar e esse conjunto de populações diferentes que convivem em um mesmo local recebe o nome de comunidade biológica, ou biota, ou biocenose . Os seres vivos de uma comunidade biológica não só interagem entre si: eles também se relacionam com o ambiente em que eles vivem. A isso os biólogos apelidam de biótopo. Essas comunidades são também influenciadas por vários fatores como: a umidade do ar, a temperatura das águas dos rios e outros fatores que influenciam no clima. 
Pensando bem, os seres vivos de uma comunidade também influenciam e modificam  bastante o biótopo. Um ótimo exemplo está no vídeo abaixo:



Outro exemplo são as plantas de uma comunidade, que podem contribuir para que se estabeleça clima mais úmido que o proporcionado pelo clima da região. Juntos, a biocenose e o biótopo, formam um conjunto chamado ecossistema (confirma o vídeo abaixo do youtube sobre esse tema) .






Por fim, clique aqui , para saber mais sobre os conceitos abordados no conteúdo desse texto.



Texto produzido pelos queridos alunos Julia Gobel , Laura e Yasmin




  Fontes:
Fundamentos da Biologia Moderna, Amabis e Martho - Ed. Moderna


- átomos                               http://www.youtube.com/watch?v=GG01NOqR-cA

- sistema de órgãos                
http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/7e2848280436b32a1d85bc4f328ea4cb.jpg 

- ecossistema                        
http://www.youtube.com/watch?v=u0tqnr0mBgc  

- organelas celulares               
http://sanabria.j.googlepages.com/aula6

- tecidos                              
http://wwwmarciamap.blogspot.com/2009/07/tecidos-celulares.html

- células                              
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/celula-animal/imagens/celula-animal-3.jpg
  

- conceitos por completo       http://www.iesambi.org.br/apostilas/ecologia1t2.html

Nenhum comentário: