quinta-feira, 18 de março de 2010

Evolução dos primeiros seres vivos

Como teriam sido os primeiros seres vivos e como eles se transformaram na variedade de seres que hoje conhecemos? Há evidências de que os seres vivos mais antigos eram microscópicos e delimitados por uma membrana. Alguns tipos de bactérias, todas as algas e todas as plantas atuais são autotróficas, ou seja, auto-suficientes na produção de alimentos. Já os animais, quase todos os protozoários, algumas bactérias e os fungos são heterotróficos. Esse grupo inclui os seres humanos e é dependente dos seres autótrofos.

A hipótese autotrófica sugere que os primeiro seres vivos produziam suas próprias substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta terrestre. Segundo essa hipótese, a partir desses primeiros seres teriam surgido seres que realizavam a fermentação, depois os fotossintetizantes e finalmente os que respiram gás oxigênio.

No início da evolução da fotossíntese, os reagentes eram o gás carbônico e o sulfeto de hidrogênio. Esse tipo de fotossíntese é realizado ainda hoje, por algumas espécies de bactéria conhecidas como sulfobactérias.

A capacidade de utilizar substâncias simples obtidas do meio e energia da luz solar garantiu a propagação das bactérias fotossintetizantes primitivas ( lustração a baixo do texto ). A proliferação desses seres foi tanta que o gás oxigênio liberado alterou a composição da atmosfera terrestre. O gás oxigênio liberado na atmosfera teve grande impacto ambiental e favoreceu os seres capazes de fazer a respiração aeróbica. Essa consiste na oxidação de substâncias orgânicas do alimento para a obtenção de energia.

Veja no esquema abaixo, as reações que acontecem no interior da célula para a produção de energia:



Além de ser fundamental para a eficiência da produção energética o oxigênio foi acumulando na atmosfera e formou a camada de ozônio. A combinação do elemento oxigênio que forma o gás ozônio impede a passagem da radiação ultravioleta do sol, que é prejudicial aos seres vivos.


Antes de o surgimento da camada de ozônio, a vida se restringia aos lagos e mares. A filtragem da radiação ultravioleta pela camada de ozônio permitiu que os seres vivos colonizassem ambientes em terra firme expostos à luz solar.



Esse texto foi produzido pelos queridos alunos: Marcio, Amanda
e Giuliana, da turma 1002

Nenhum comentário: