quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

 A reprodução assexuada ocorre com a participação de um único indivíduo e dá origem a outros seres, geneticamente idênticos. Isso acontece porque sem um parceiro não há troca de material genético. Essa forma reprodutiva, é considerada evolutivamente pior porque diminui as probabilidades de variações nos descendentes.


Existem vários tipos de reprodução assexuada. Um deles é conhecido como DIVISÃO SIMPLES OU CISSIPARIDADE, onde uma divisão simples de um organismo unicelular origina dois novos indivíduos com composição genética idênticas à célula mãe. São considerados organismos imortais!
O vídeo acima, em inglês, mostra algumas bactérias, seres unicelulares, em processo de
bipartição ou divisão binária.
A reprodução assexuada também pode acontecer por BROTAMENTO OU GEMIPARIDADE.
Nesta forma de reprodução um indivíduo adulto emite de seu corpo um "broto" que cresce,  desprende-se e forma um novo organismo. Veja como:

Este tipo de reprodução ocorre em organismos que formam colônias, como as esponjas, e os corais. 

Veja esse vídeo onde os alunos criam modelos com massa de modelar para mostrar a bipartição e o brotamento:
Outro tipo de reprodução assexuada acontece por ESTROBILIZAÇÃO e é observada em vermes como as tênias e em alguns pólipos de celenterados, os quais fragmentam o seu pé em numerosos segmentos, chamados éfiras. Veja:
Alguns animais possuem um extraordinário poder de regeneração. A planária por exemplo, que é um pequeno verme achatado, pode ter sua cabeça cortada e mesmo assim não morrerá, pois a cabeça pode regenerar um corpo novo e vice versa. Esse tipo de reprodução assexuada é chamado de REGENERAÇÃO


o mesmo acontece com as estrelas-do-mar: 


E finalmente um tipo de reprodução esquisitíssimo, que acontece com  alguns protozoários chamados esporozoários. Como você já sabe, os protozoários são unicelulares, mas nesse caso a célula sofre sucessivas divisões do seu núcleo, acompanhadas, depois, de idêntico número de divisões no citoplasma. Esse tipo de reprodução é conhecido como 


ESQUIZOGONIA e acontece com o transmissor da malária: o temido 
Plasmodium malariae


Veja o vídeo e entenda como atua esse parasita que infecta milhares de pessoas no mundo:





Nenhum comentário: