sábado, 8 de janeiro de 2011

No princípio havia o piolho

Não se sabe muito bem quando essa relação desarmônica e desagradável começou, o fato é que desde então o homem travou uma batalha com esse chatíssimo inseto que não voa, mas atravessa as cabeças que se abraçam ou convivem em curta distância. Piolhos amam crianças porque essas doces criaturas são pontes para a ampliação de seu território. Assim, a família cresce ainda mais rápido! As fêmeas depositam centenas de ovos, as LÊNDEAS perto do couro cabeludo. No fio, as lêndeas que ficam bem presas por um material muito forte secretado pela fêmea. 


Com o pente fino é fácil remover o piolho, mas as lêndeas não se deixam levar facilmente. Por isso, é preciso ternura e paciência para remover as danadas. A indústria farmacêutica, de olho nesse mercado fértil, investe em produtos que facilitem o trabalho da mãe que tem a missão de remover centenas, as vezes milhares de pontos brilhantes da cabeça de seus filhos. Um novo produto, a permetrina (Pediletan) que promete causar uma paralisia no inseto e apresenta baixa toxidade. O produto, que chega acompanhado de um pente muito fino, deve ser espalhado no cabelo e após dez minutos agindo, remove muitas lêndeas. Testei: funciona, embora não seja milagorso. Algumas lêndeas ainda aguardam por meus dedos ágeis, mas se encararmos isso como uma oportunidade de ficar perto de quem mais amamos, cuidando, não é tão ruim assim. 


Ao perceber que a criança foi vítima desses algozes de seis patas, é melhor agir logo porque cerca de 8 dias após a fêmea "parir" suas lêndeas, os filhotes de piolhos saem dos ovos e começam a crescer... Logo, cerca de 12 dias, eles chegarão à fase adulta e poderão colocar mais ovos. Os piolhos adultos sobrevivem só por algumas semanas, mas se seu filho tiver uma dúzia deles é possível que ele tenha centenas de piolhos sendo chocados. Portanto, mãos à obra e não esqueça de comunicar ao vizinhos e na escola para que os outros pais redobrem o cuidado e evitem um grande surto. E tire da cabeça qualquer preconceito:vergonha é não tratar!


Mas não adianta tratar apenas a sua criança (ou você). Uma forma eficiente de vencer essa guerra é unindo forças. Por isso, espalhe a notícia. Pode usar essa mensagem sugerida no blog quase homônimo ao meu "O Educador



Mamãe

Um “estranho visitante” anda a passear na cabecinha das nossas crianças. Gostaríamos de contar com sua colaboração no intuito de nos ajudar a exterminá-lo. Solicitamos a todos que examinem a cabeça das nossas crianças e utilizem dos recursos disponíveis nas farmácias para um controle mais efetivo. Certas de contarmos com a sua presteza, antecipamos os nossos agradecimentos.
A direção

Se por qualquer razão você não pode eliminar os piolhos e lêndeas no cabelo dos seus filhos, ou em você, há serviço especializado nesse tratamento.

Nenhum comentário: