terça-feira, 2 de março de 2010

A beleza e os mistérios do gigantesco planeta azul




É incrível como em apenas uma palavra se reúnem tantas coisas importantes: Biosfera. Na hierarquia biológica é a mais alta, que reúne todos os ecossistemas da Terra. Seus limites vão desde as maiores montanhas até as profundezas dos oceanos. De acordo com o dicionário, a palavra biosfera significa “ lugar onde se desenvolve a vida”, a nossa vida, é a nossa casa, nosso habitat.


O termo biosfera foi criação do geólogo austríaco Eduard Suess e inclui uma diversidade enorme de espécies de seres vivos que ocupam esse gigantesco planeta azul. Estes seres estabelecem relações entre si e com seu habitat, e esta relação é estudada ecologia que permite refletir sobre o início da vida e toda sua evolução.



  Como você viu no início do vídeo acima, a biosfera costuma se dividir nos chamados biociclos que são conjuntos de ecossistemas dentro da biosfera, e esses são divididos em biócoros que podem se dividir em biomas. Existem três tipos de biociclos: epinociclo, talassociclo e limnociclo. O epinociclo é o biociclo terrestre, o talassociclo é o biociclo marinho e o limnociclo é o biociclo dos seres vivos que vivem em água doce. Que nomes né?! Hahaha nó na língua!

Depois de aprender um pouquinho mais sobre a biosfera chegou o momento crítico, o momento da preocupação. Nosso planeta é incrível sim, mas estamos transformando-o em lixo! Que absurdo, não é mesmo?! Pois é, e a culpa é nossa! Por que? Porque o homem não só esta ligado a natureza como faz parte dela, só que o ser humano aproveita e utiliza os recursos naturais de forma errada e exagerada. A biosfera esta se degradando e nossa espécie é a mais nova, e a única que sabe que tem como atigir e modificar o futuro, o que é um grande risco, não acha?! Estamos tão ligados na economia, que esquecemos como isso tudo é importante e belo, esquecemos da nossa história. Alias nem o passado cohecemos direito, apenas em partes.O grande dilema das sociedades de hoje em dia é conseguir conciliar o desenvolvimento tecnológico e a falta cada vez maior de recursos naturais com o equilíbrio da natureza.


Diante do aquecimento global, o que acham de um dever de casa básico? Sei que alguns podem achar bobo ou irrelevante, mas por favor não se sintam impotentes em relação a este problemão! Os pequenos atos são importantes demais e podem ajudar sim! É obvio que as corporações devem cooperar, mas enquanto essas se procupam em tornar nossa vida “melhor e mais segura” (só no ponto de vista deles) nós podemos ajudar! Espalhe essa idéia, preserve nossa única casa! Apartir do momento que ler esse texto faça uma promessa a si de que você vai passar a fechar a torneira na hora de escovar os dentes, parar de usar copos e sacolas plásticas e etc... A natureza não tem mais direitos, já virou uma propriedade do homem e este não esta em harmonia com ela. A nossa biosfera é tão linda e misteriosa, não vamos acabar com ela!



Texto produzido pelos queridos alunos: Bruna Reis Maia, Thomas Ribas e Bryan Martins

Nenhum comentário: