quarta-feira, 4 de junho de 2008

YouTube iluminando a aprendizagem de Biologia

Atire a primeira pedra quem nunca dormiu durante uma aula sobre mitose e meiose, enquanto um professor dedicado tentava desesperadamente fazer você compreender a divisão celular. Para "construir" o conceito, esse mesmo educador te obrigava a desenhar um monte de palitinhos que para você representavam muito pouco, mas para ele eram de fato os cromossomos, com suas cromátides maravilhosas.

Felizes são os alunos de hoje que contam com animações incríveis como essas da barra ao lado. Em poucos minutos todo o processo está ali. Alguns críticos poderão dizer que agora perdeu a graça: os alunos não precisam mais imaginar! Mas para os que gostaram da novidade, é só ter paciência de pesquisar no YouTube. Tem muita bobagem... mas vale navegar!

2 comentários:

Luis Santos disse...

Os videos são excelentes. De fato é muito mais estimulante aprender biologia assim. Que pena que minha época não era assim.

Rose disse...

Silvania, muito interessante, mesmo para mim que já esqueci minhas aulas de Biologia. Realmente, os estudantes de hoje não tem idéia de como eles poderiam aproveitar melhor seu tempo no computador, aprendendo coisas interessantes e vivenciando experiências novas a cada dia. Um achado esses vídeos, espero que seus alunos tenham oportunidade de vê-los.