quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dinheiro não traz aprendizagem

Através do endereço http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080617_spelling_bee_dg.shtml é possível descobrir o segredo do vencedor do concurso "soletrando" dos EUA. Aliás, essa estratégia pode ser responsável pelo sucesso do indivíduo na escola e na vida. Trata-se de algo simples mas cada vez mais raro: o envolvimento familiar na construção do conhecimento.

Já falei aqui sobre aqueles pais que, para pagar uma escola conceituada, trabalham tanto que não conseguem tempo para conviver com os filhos, lembra? Pois bem, a experiência do garoto vencedor desse concurso nos ensina que investir presença, interesse e cuidado é muito mais importante.

A reportagem conta como os pais das crianças que se destacam no concurso se envolvem ativamente com a possível conquista do prêmio, sendo comum até pedirem licença no trabalho para que os filhos se sintam mais preparados. Ao ler isso, fiquei pensando nos meus alunos e em como seria bom se todos os pais enxergassem a possibilidade de um prêmio, ainda que seja formar gente. Pensei especialmente nos meus alunos que apresentam déficit de aprendizagem, mesmo tendo uma inteligência notável. Percebo que o desânimo e o descompromisso com o saber é potencialmente maior quando os alunos não contam com e o cuidado que deveria existir em casa. Muitos desses alunos saem bem cedinho para a escola e só retornam tarde da noite porque precisam ter um número enorme de aulas particulares, mesmo que eles tenham uma boa escola e professores competentes.

Já pensou se todos os alunos que costumam fracassar nas notas recebessem estímulo, atenção e carinho necessários para o enfrentamento da jornada extensa que terão no dia seguinte?

Para os pais que desejam participar ativamente da aprendizagem de seus filhos, seguem três dicas: procure ter interesse pelo conhecimento que seu filho está ou deveria estar adquirindo na escola;se for o caso, peça para que ele te ensine o tema trabalhado. Não tenha vergonha de aprender com seu filho. Isso vai fazê-lo se sentir muito importante.sempre que possível, faça programas relacionados ao conhecimento: museu, praças, cinema, teatro... são espaços privilegiados do conhecimento; Caso essas dicas tenham algum efeito, me escreva, ok?

Nenhum comentário: