segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vídeos de Replicação do DNA



Solicitei aos meus alunos, das turmas de primeiro ano da escola Parque Barra, que pesquisassem vídeos sobre replicação do DNA e compartilhassem conosco as descobertas mais interessantes. Eles costumam encontrar tesouros escondidos na Rede.

O primeiro vídeo foi enviado no dia 06/10 pela Isabela Lima. Ela é surfista e viaja bastante, mas nem por isso deixa de lado as tarefas da escola. Aliás, ela é sempre a primeira a entregar as atividades que faz com muito capricho. O comentário dela explica porque escolheu esse vídeo.

Os outros comentários trarão mais dicas de filmes. Cada um mais interessante que o outro. Vale conferir!


Cine & Foto - Submarino.com.br

22 comentários:

Isabela Lima disse...

http://www.youtube.com/watch?v=AIVSv6XeXWc

Silvania esse é o link do video que eu achei mais interessante, mesmo sendo em inglês, eu consegui perceber como se da a replicaçao do DNA. A animeçao do filme é bem calma e clara. Vela conferir!!!
Isabela Lima 1002

Marcela Moreno 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=qF-BGYz7wNc&NR=1

Silvânia,
Eu gostei desse vídeo pois mostra uma animação bem simples de todo o processo de replicação do DNA.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vAL2Xoy67tA

Silvania, esse é o vídeo que eu achei, é em portugues e explica bem com narração e animação como se dá o processo de replicação do DNA.

Juliana Lyra disse...

Silvania,

O video que eu escolhi é bem simples, fala só o básico da replicação do DNA, e é em inglês mas dá pra entender tranquilamente.
O link do vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=z685FFqmrpo&feature=related

Juliana Lyra 1002

Léo 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NMObWWt_yrc

Esse é o link do video que eu encontrei do Dorival Filho como você havia recomendado. Eu achei esse video muito interessante, ele utiliza uma linguagem simples, porém didática, dando conselhos e ajudando a entender melhor a matéria.

Camila Ribeiro disse...

Silvania este é o link do vídeo que eu escolhi: http://www.youtube.com/watch?v=z685FFqmrpo&feature=related

Esse vídeo possui uma pequena duração, apresentando assim o conteúdo de uma forma superficial, entretanto a explicação sobre a replicação é satisfatória, pois mostra os principais pontos desse processo.

Caso aquele vídeo esteja muito resumido eu encontrei este também:
http://www.youtube.com/watch?v=O7BjyogZ_3k&feature=related

Ele apresenta a replicação de uma forma bem abrangente, representando desde a formação dos cromossomos até o processo de duplição.

Espero que goste dos vídeos!
Camila Dumont Ribeiro- 1001

Mariana Rodrigues 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hfZ8o9D1tus

Achei que esse filme, sendo uma animação, facilita pra compreender o processo, que às vezes pode ficar confuso por ser em inglês. Também gostei porque é curto e claro, então explica a duplicação de uma forma simples para entender. Só acho que podia ter uma conclusão mais elaborada.

Mariana R.

Maria Gabriella - 1002 disse...

Silvania, eu gostei de 2 videos:
http://www.youtube.com/watch?v=NMObWWt_yrc&feature=related --> Que e um video claro de se entender o processo de replicação do DNA, é simples, e tem imagens para ajudar na compreencao!

O segundo video é: esse:http://www.youtube.com/watch?v=teV62zrm2P0 --> Que apesar de ser em ingles, tambem e muito bom, pois mostra uma animação bem clara de todo o processo de replicação.

Igor Rosenthal disse...

Este foi o vídeo que encontrei : http://www.youtube.com/watch?v=d1A4bJqmINU

Eu tentei procurar um vídeo que não fosse muito comum para não haver iguais, além do fato de o vídeo através de uma animação mostrar como as enzimas afastam estes fios que unem os nucleotídeos, e também como ocorre todo processo.

Unknown disse...

este foi o link que eu assisti: http://www.youtube.com/watch?v=n4U2BtfAhNs&feature=related

achei o vídeo bem produzido,muito interessante,pois ele consegue ser claro, objetivo e ao mesmo tempo dinamico. Consegui entender melhor todo o processo geral da replicação do DNA.

Michelle Gappo / t:1002 / n:16

Unknown disse...

eu escolhi este link : http://www.youtube.com/watch?v=n4U2BtfAhNs&feature=related

Este video é bem produzido, muito interessante, pois mostra tudo de maneira clara,objetiva e ao mesmo tempo dinamica. Apos assisti-lo consegui compreender melhor o processo da replicação do DNA.

Michelle Gappo / t:1002 / n:16

Dylan Guimarães- 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=T-g-G0-kehU

silvania,

o link esta ai em cima, o vídeo é muito bom explica muito bem a replicação do DNA,o video mostra sua estrutura em espiral e mostra toda a sua complexidade de uma maneira muito calma e simples.

Pedro Javoski 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=d1A4bJqmINU&feature=related

Silvania, este video é bem interessante pois ele explica a replicação do DNA com uma animação bem simples, contudo compreendi melhor sobre o assunto.

Mariana Neves 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hfZ8o9D1tus

É um vídeo curto, mas permite que se entenda todo o processo, utilizando uma animação clara, apesar de ser em inglês como grande parte dos vídeos.

Eduardo Monjardim disse...

http://www.youtube.com/watch?v=O7BjyogZ_3k

Silvania,

Este vídeo que estou postando é uma animação em inglês bem simples e objetiva que fala de estrutura e replicação do DNA.
Assisti também o vídeo do Dorival Filho, achei muito interessante mas não entendi tudo, por isso optei por um vídeo mais esquematizado, simples e objetivo.


Eduardo Monjardim-1002

Thiago-1002 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O vídeo escolhido foi este: http://www.youtube.com/watch?v=NMObWWt_yrc

Na verdade, eu ia ver outro vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=NMObWWt_yrc), recomendado pelo professor do vídeo escolhido, porém, a animação não começou, então escolhi este mesmo.

Serei sincero: Achei essa explicação um pouco confusa, mas não é culpa do professor (ele até me fez entender um pouco melhor), mas da matéria mesmo. O uso de imagens foi um recurso bem utilizado, assim como a narração durante a mostra das mesmas. O vídeo em si é muito bom, mas a matéria complica o entendimento

Matheus - 1002

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=z685FFqmrpo&feature=related

Silvania,
Eu acho que esse vídeo é bem resumido. É curto, mas dá pra entender o básico da replicação do DNA.
Luma Antunes Barbosa 1001

Viviane Vieira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vAL2Xoy67tA

Silvania,
Achei esse vídeo muito interessante, por ter uma introdução que nos relembra o necessário para a compreensão do vídeo. Apesar da qualidade do som ser muito ruim, o autor do vídeo se preocupou em falar espaçadamente e calmamente.
Esse vídeo já tinha sido anteriormente comentado por alguém que não colocou o nome.. Está como Anônimo, o terceiro a comentar.

Viviane Vieira 1002

Unknown disse...

Silvânia,
esse foi o vídeo que eu mais gostei:
http://www.youtube.com/watch?v=qF-BGYz7wNc
Ele mostra uma animação bem simples do processo de replicação do DNA.

Maria Gabriella - t: 1002 disse...

Silvania, eu escolhi esse video:
http://aeducadora.blogspot.com/search?cx=&ie=&q=dna

Eu achei ele muito interesante porque explica detalhadamente o processo de sintese de proteina, com exemplos e figuras! Tudo para facilitar o entendimento e a aprendizagem!! Vale conferir!!

Beijos!

Michelle Gappo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k&feature=related

Eu escolhi este video pois ele mostra claramente como se da o processo de sintese de proteina, com figuras e uma boa explicaçao no fundo, de maneira rapida e simples.

Michelle Gappo
t:1002
n:16