segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia da Criança Inteligente

12 de outubro, um dia para lembrar que ter uma criança é uma grande dádiva



Para quem ainda não presenteou a criança que brilha em sua vida, sugiro livros! Mas não é qualquer livro: procure por autores que respeitam a inteligência dos pequenos. Pensando em alguns nomes, começo por aquela que em 2004 recebeu o maior prêmio da literatura infanto-juvenil do mundo: Lygia Bojunga e que nos brindou com os imperdíveis: "Os Colegas", "A bolsa amarela", "Retratos de Carolina" e "O sofá estampado".

Marcelo Xavier é outra figurinha que precisa ser apresentada para a garotada. É impossível não se apaixonar pelos bonecos que ele molda em massa plástica e com as cenas que ele cria em seus livros. Além de ilustrador, Marcelo multiplica a sua arte ao oferecer oficinas para adultos e crianças. Duas opções de títulos de Marcelo: "Asa de Papel" e "O folclore de Mestre André"

Ana Maria Machado é a minha preferida! Ela trata com doçura os temas densos e urgentes. Por isso, seus livros, como "Bisa Bia, Bisa Bel", "Menina bonita com laço de fita", "Tudo ao mesmo tempo agora" são campeões de venda.  

Pedro Bandeira também é habilidoso no tratamento de questões cotidianas. Entre seus livros mais importantes estão "A droga da obediência", "A onça e o saci" e "Agora estou sozinha".

Ziraldo dispensa comentários. Seus inconfundíveis traços ganham força com um texto bem humorado. Além de "O menino Maluquinho", as crianças precisam conhecer "Planeta lilaz",
e "Menina Nina".

Esses são apenas alguns nomes. Eu poderia falar de João Carlos Marinho, de Tatiana Belinky, de Mariana Massarani, de Joel Rufino dos Santos, de Moacyr Scliar, de Flávio de Souza... mas se você estiver realmente disposto à encontrar autores que mereçam ser lidos pelas crianças, certamente não precisará procurar muito.


Livros - Submarino.com.br

Nenhum comentário: