terça-feira, 27 de outubro de 2009

Crédito de Carbono: O que é? Quem vende e quem compra?



Quem polui mais tem que pagar por isso. Essa é a premissa do tão falado "Crédito de Carbono" que visa diminuir a emissão de gases associados ao efeito estufa, como o gás carbônico e o metano. Funciona assim: os países que poluem mais precisam comprar crédito dos países que poluem menos ou que se especializaram em estratégias de redução de tais gases. É o que mostra Marcelo Teoto, consultor de Créditos de Carbono:




Teoto explica que ao promover o reflorestamento, por exemplo, é possível gerar créditos e vender para os países poluentes. Isso porque as florestas jovens têm um excelente potencial sequestrador do carbono da atmosfera porque estão em intensa atividade fotossintética. Até os criadores de gado e porco estão aprendendo que podem usar as fezes de seus animais para faturar créditos. Ao usar biodigestores, eles transformam os dejetos, que antes eram altamente poluentes, em mais uma fonte de renda. Isso porque, no tratamento dos dejetos é gerado grande quantidade de metano e de acordo com o protocolo do sistema de créditos, queimar metano gera créditos. O MDL, mecanismo de desenvolvimento limpo, é o sistema que gera os créditos e estabelece uma série de condições para que os créditos sejam gerados. Ou seja, rapadura é doce, mas não é mole. Quer faturar com essa história, então vá estudar:

www.mct.gov.br/clima

É bom lembrar que fora desse mecanismo existe um mercado voluntário onde as empresas passam a comprar créditos para se tornarem "Carbono Neutras". Mas esse assunto fica para a próxima...

Nenhum comentário: