sábado, 10 de outubro de 2009

Aguçando o olhar



O trabalho de escolha de vídeos do YouTube foi um sucesso! Os alunos procuraram vídeos sobre replicação do DNA e enviaram para o blog com comentários. Em sala, assistimos e discutimos tais vídeos. Segundo os alunos, o trabalho exigiu que eles assistissem diversos vídeos, o que colaborou para a apreensão do assunto. Dessa vez, eles prometeram cumprir a tarefa sem pressa, caprichanco nos comentários.


O novo desafio é buscar filmes sobre Síntese de Proteínas. Enquanto esperamos os vídeos que eles irão sugerir, vamos ver o vídeo abaixo que mostra em detalhes os elementos que participam da síntese de proteínas e o processo de prolongamento do polipeptídeo:



Agora, vejam o primeiro vídeo, selecionado por minha dedicadíssima aluna Camila Dumont:


De acordo com Camila, o vídeo é em inglês sem legenda, o que a princípio atrapalha o entendimento, porém a sua representação gráfica é muito boa, sendo nítida e simples. O vídeo apresenta os principais pontos da tradução, apresentando as estruturas e mostrando o processo em si.

Adorei Camila!

12 comentários:

Camila Ribeiro disse...

Silvania este é o link do vídeo que eu escolhi:
http://www.youtube.com/watch?v=Y_OLWOovQbo&feature=related

O vídeo é em inglês sem legenda, o que a princípio atrapalha o entendimento, porém a sua representação gráfica é muito boa, sendo nítida e simples. O vídeo apresenta os principais pontos da tradução, apresentando as estruturas e mostrando o processo em si.

ESpero que goste!

Camila Dumont Ribeiro- 1001

Unknown disse...

Silvania este foi o vídeo que eu escolhi:

http://www.youtube.com/watch?v=1WcsuN8jM7M

Ele explica desde a formação dos cromossomos até a síntese de proteínas, mostrando como acontece o processo. O vídeo tem narração em português, o que torna mais fácil o entendimento. Achei o vídeo muito claro e dos que eu vi foi o mais fácil de compreender.

Atenciosamente,
Rafaela - 1001

Igor Rosenthal disse...

Silvania por coencidência acabei escolhendo o mesmo vídeo que está no blog, mas deixei esse mesmo por eu ter achado ele o mais interessante, e ainda acrescentei a primeira parte que você não havia postado. Apesar de estar em inglês está de uma forma clara de entender e com animações interessantes.

parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=nNjbYfhfgIo

parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=DcCnmPeutP4

Giovanna disse...

Silvania, nesse vídeo a explicação é meio rápida, mas mesmo assim eu preferi ele a outros que tinham uma explicação muito complicada e que eram em ingles, dificultando o entendimento.

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k&feature=related

Unknown disse...

Silvania, a explicação desse vídeo é meio rápida, mas eu preferi ele a outros que tinham uma explicação muito complexa.

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k&feature=related

Rodrigo disse...

Silvania, eu acabei escolhendo o mesmo video que a Giovanna da 1001.
Esse video, por ser um pouco rapido, nao deixa de explicar o que realmente acontece com a sintese de proteínas, tem tambem uma linguagem mais facil do que outros videos.

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k&feature=related

Rodrigo Rosalinski - 1002

Thiago-1002 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Juliana Lyra disse...

Silvania,

o vídeo que eu escolhi foi esse, porque eu achei bem interessante a representação que ele faz sobre a síntese de proteínas e apesar dele ser em inglês, através das imagens ele consegue explicar o processo. Esse é o link do vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=GwsMYCUqVSE&feature=related

Juliana Lyra - 1002

Pedro Javoski 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k

Silvania, escolhi esse vídeo, primeiramente porque é em português, e nele há uma explicação e animação bem simples de como acontece a sintese de proteinas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Manuela disse...

Silvania,
assiti alguns videos, mas a maioria deles tive dificuldade de entender pois não tinham legenda, e eram muito especificos e complexos. Escolhi este video pois é muito bem explicados com animaçoes e ilustrações sobre quase tudo que se diz alem de não ser muito longo como muitos que eu assiti, o que torna facil o entendimento para todos.

http://www.youtube.com/watch?v=DcCnmPeutP4&feature=related

Manuela, 1002

Isabela Coutinho 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=1WcsuN8jM7M&feature=related

Silvania,
escolhi este video, pois eu acho que ele explica a Sintese das Proteinas de forma rapida e clara, alem de ser em portugues e ter uma animação bem simplificada.

Isabela Coutinho 1002