domingo, 11 de janeiro de 2009

Uma visão empresarial-humana para as escolas

Ouve-se muito falar que as escolas viraram empresas, mas afinal o que uma instituição de ensino pode aproveitar desse modelo, além de simplesmente focar no lucro? No vídeo abaixo, produzido pela ikwa, encontramos algumas pistas. Ele fala sobre a atribuição dos recursos humanos e do potencial desse setor para melhorar a produtividade da empresa - no caso da escola, penso que o grande produto que se espera é o conhecimento. Assim, o especialista (perdão, mas não encontrei o nome dele no vídeo) afirma que desde o primeiro dia deve-se trabalhar na manutenção das pessoas contratadas e na garantia de um crescimento constante desses profissionais. Para ele, cuidar dos recursos humanos passa por pensar em propostas que façam sentido para a melhoria do "negócio"aliada ao crescimento dos indivíduos que dele participam.
Lançando um olhar sobre a eficiência da organização, o vídeo sugere que é possível otimizar os recursos humanos para que a empresa funcione cada vez melhor, com os mesmos recursos e que esses possam "sobrar" para que novos projetos sejam implementados.

Ao assistir esse vídeo, não pude deixar de pensar nas escolas que dispensam seus recursos preciosos, como já discutimos aqui.

Nenhum comentário: