domingo, 18 de janeiro de 2009

Ensaios Sobre a Cegueira: viagem do texto à tela

Sabe quando a miséria humana é descascada como uma cebola? Foi essa a sensação que tive ao assistir "Ensaios sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus), baseado no livro homônimo de José Saramago. O filme nos leva para um asilo onde as primeiras vítimas de uma epidemia de cegueira são encaminhadas: esse lugar vai se transformando em um inferno na medida em que fica lotado. No meio do grupo de cegos está a mulher de um oftalmologista, vivida por Julianne Moore, que decide acompanhar o marido quando este é levado para a quarentena. Por segurança, eles escondem que a mulher enxergava e ela passa a ser a única testemunha ocular do sofrimento que se instala naquele lugar que pode ser uma alegoria dos antigos leprosários ou das atuais penitenciárias brasileiras. Só agora entendo um slogan que estava estampado no cinema: pior do que não ver é ser a única pessoa que enxerga. Se você não viu o filme, vale ver o trailer:



Depois da sessão pipoca, eu e meu marido ficamos curiosos para conhecer as razões de o filme de Meirelles não ter feito o sucesso que merecia. Talvez por se tratar de uma adaptação de um best-seller, o que leva à inevitável comparação das linguagens literária e cinematográfica. Felizmente eu havia lido o livro há muitos anos - o que garantiu o distanciamento necessário para não cair nessa armadilha. Até porque, ao ver a reação de Saramago assitindo o filme pela primeira vez, não resta dúvidas sobre o valor da película:



Confesso que me lembro pouco do texto literário, mas não esqueço de como eu me deliciava com o rítmo produzido pela ausência quase absoluta da pontuação e de fechar o livro várias vezes durante a leitura para refletir nas situações loucas que Saramago criava. Fiquei muito tempo pensando no sentido social da visão e nos valores que cultivamos graças à nossa percepção estética. Algumas cenas do filme me levaram novamente para essa viagem. Aliás, posso garantir que Saramago e Meirelles são excelentes companhias.

Nenhum comentário: