quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

As línguas na aprendizagem de Bio



O domínio de diferentes línguas é muito útil, principalmente para bons alunos de biologia. Publicações sobre as pesquisas recentes nem sempre estão disponíveis em português, por isso chega na frente quem transita por diferentes idiomas, mesmo sem entender tudo, mas aberto à descobertas.

Para exemplificar essa hipótese, selecionei alguns vídeos sobre Método Científico.

No primeiro exemplo, as etapas do método científico são apresentadas, em inglês, através de uma simpática animação intitulada "The Mysteries of life - with Tim & Moby:



Outro exemplo é o curta-documentário Método Científico Y Pensamiento Crítico que apresenta, em espanhol, a ciência como um trabalho coletivo, onde a única certeza é a inexistência de uma verdade absoluta.



Veja o único filme em português que eu encontrei hoje no YouTube sobre "método científico" :



Prefiro não comentar!!!


27 comentários:

Anônimo disse...

1º Vídeo: Eu acho que este vídeo mostra de uma forma interessante usando o cartoon para usar o método científico com base em um experimento sobre as plantas.

2º Vídeo: Não entendi muito bem este vídeo mas acho que ele quer transmitir a história da ciência ao decorrer dos anos e como ela foi evoluindo

3º Vídeo: Este vídeo é bem interessante pois mostra um programa transmitindo a idéia de método científico com o humor na minha opinião com o foco de mobilizar as crianças.

Anônimo disse...

eu achei os 3 videos bem interesantes.
o 1ºvideo foi em forma de desenho e eu achei que foi bem interesante ele mostra que plantas diferentes requerem tratamentos diferentes e para comprofarem isso eles realizaram um experimento.
o 2°video eu nao consegui entender muito bem pois eu nao tenho muita noçao de espanhol
E o 3ºvideo eu achei bem interesante a maneira deles explicarem utilizando o humor o q para mim estimula ao aprendizado e o "aluno" se interesa mais

Anônimo disse...

O 1o video nos fala como devemos usar o método científico,de passo em passo, para usarmos ele para o dia-dia (exemplo das plantas) .
O 2o video nos fala sobre a importancia da ciência no passado e como ela vem melhorando e nos facilitando a cada dia.
O 3o video mostra para o público mais jovem e de uma manera comediante como funciona o método científico, também por passos.
Aluno:Rodrigo Rosalinski Russomano
Turma:1002
Escola Parque

Unknown disse...

Igor Rosenthal turma: 1002

1 Vídeo - estético: Fala sobre como é necessário fazer um experimento e até usar cobaias para verificar uma verdade ou tirar uma conclusão.

Conteúdo: Um homem e um robô que fazem experimentos para verificar porque o figo estava morrendo.

2 Vídeo - Conteúdo: Fala sobre conquistas humanas e experimentos que revolucionaram, como o primeiro homem na lua e etc...

estético: Msotra a importância de alguns experimentos para a qualidade de vida das pessoas

3 vídeo - Conteúdo: ele mostra como os scientistas usam o método scientífico para chegar na sua resposta

estético: Como é necessário esse método scientífico para os scientistas trabalharem e também apresenta algumas perguntas variadas.

Anônimo disse...

O vídeo 1 tenta mostrar todos os passos do método científico, usando como exemplo esse experimento das plantas . Um robô e um homem que mostram todas essas etapas.

O vídeo 2 mostra o poder da ciência, a vontade de compreender o mundo, que deve ser sempre vista com uma visão crítica e que os descobrimentos científicos estão ao alcance de todos. Podemos ver algumas experiências.

O vídeo 3 passa de uma forma descontraída como os cientistas fazem para fazer novas descobertas, que no caso é usando o método científico. Mostra um programa divertido ensinando todo o processo, a experiência.

Anônimo disse...

vídeo 1: mostra de uma forma simplificada, que é o desenho, o método cientifico, passo a passo, com experiencias do dia-dia
vídeo 2:mostra o desenvolvimento da ciência com o passar dos anos
vídeo 3: mostra com humor o que é um método científico, passo a passo, assim como o primeiro vídeo.

Anônimo disse...

1º Vídeo: O vídeo em formato de desenho mostra um método científico como solução e explicação do problema das plantas.

2º Vídeo: O vídeo em formato de documentário mostra que desde a atíguidade diferentes culturas ja praticavam métodos científicos e que com o tempo ele ia evoluindo.

3º Vídeo: Esse vpideo em formato de comédia mostra como práticar o método científico, e tem como objetivo icentivar os espectadores do programa a fazerem seus próprios métodos científicos.

Anônimo disse...

1. O primeiro vídeo explicou e mostrou o método científico com a experimenta da árvore de figo que precisa uma determinada quantia de água. Este vídeo mostrou como o método científico é feito e que etapas nós precisamos de tomar para vir a uma conclusão sobre o problema.
2. Eu nao entendi o segundo vídeo muito bem, mas eu acho que estava falando sobre o método científico é uma etapa importante em encontrar novas fatos ou teorias sobre as coisas em torno de nós, e como as coisas estão mudando sempre. Este vídeo mostrou muita gente, e experiências e coisas em nosso mundo.
3. Esta video engraçado era como a primeira video na maneira que mostrou ponto por ponto como o método científico trabalha. Fêz uma pergunta, que fosse se a água de sal conduziu a eletricidade, e usou o científico provar sua hipótese.
Eliza Shumway 1001

Anônimo disse...

Vídeeo 1: O vídeo mostra o passo-a-passo da utilização do método científico, para descobrir por que a planta que estava sendo regada todos os dias estava morrendo. O vídeo é uma animação com o objetivo de ser melhor compreendido.

Vídeo 2: Esse vídeo apresenta os avanços da ciência ao decorrer dos anos. Ele mostra experimentos que a princípio falharam, como o foguete. Ele menciona que nenhuma teoria é inquestionável e que ela sempre poderá ser substituída. Aparecem imagens de antigas conquistas da ciência.

Vídeo 3: O terceiro vídeo mostra outro exemplo da utilização do método científico e dá ênfase a importância do erro para a resolução do problema e a possibilidade de criar uma nova hipótese caso a primeira não seja confirmada. O cientista fez o exeperimento no programa para atingir o público infantil.

Eduardo Monjardim disse...

Vídeo 1: Eu achei muito interessante pois explica de uma forma bem-humorada e objetiva como se faz e se coloca em prática o método centífico.Mostram Também os resultados da expriência.
Mesmo estando em inglês e não possuindo legendas é totalmente comprensível.


Vídeo 2:
O segundo vídeo é um documentário, que embora seja pequeno, têm bastante qualidade. E consegue muito bem mostrar a história da ciência, de como ela foi, é e continuará sendo muito importante para o desenvolvimento da humanidade.


Vídeo 3:
O vídeo mostra como fazer e por em prática um método científico, porém de uma maneira infantil. Mas, mesmo sendo para crianças, demonstram o processo passo a passo, acompanhado de uma expriência muito interessante.

Anônimo disse...

O primeiro vídeo usa a animação para explicar as diferentes etapas do método científico, mostrando que cada uma delas é muito importante para que uma teoria seja formada.

O segundo vídeo é em forma de documentário e fala da importância da ciência para a sociedade, mostrando alguns experimentos que marcaram a história e passando a idéia que a ciência está sempre mudando e evoluindo.

O último vídeo, que atrai um público mais infantil, fala do método científico usando uma experiência como exemplo. Ele passa por todas as etapas, mostrando cada uma de uma maneira bem simples de entender e mostra que na ciência errar pode ser tão importante quanto acertar.

Anônimo disse...

Juliana 1002

1o Video: O vídeo explica através de uma animição o método cientifico. Ele utiliza o exemplo do experimento da planta como exemplo e é bastante interessante e clara a forma como a animação aborda o tema.

2o Vídeo: Mesmo não entendendo o vídeo totalmente, eu entendi que o vídeo mostra o método cientifico ao longo dos tempos e mostra tudo o que o homem conseguiu utilizando o método científico.

3o Vídeo: O vídeo explica de uma forma divertida e voltando para público infantil o método científco e utiliza o experimento da água com sal para explicá-lo.

Anônimo disse...

1º Vídeo - Aborda a técnica de cartoon animado, visando o público infantil. Apresenta o problema do robô com a planta e as 5 etapas do Método Científico:
1ª - Formulação de uma pergunta, ou o encontro de um problema.
2ª - Formulação de uma Hipótese, ou de um chute, como se diz no vídeo.
3ª - Experiências que testam a Hipótese.
4ª - Conclusão
(se necessária)5ª - Formulação de outra hipótese.

2º Vídeo - Do pouco que entendi, consegui perceber que o vídeo transmite a imagem de que a crítica contribuiu, de alguma forma, para o avanço científico. Esteticamente o vídeo é muito bem produzido, fazendo um belo jogo de imagens, incluíndo algumas que podem ser consideradas históricas, como a do homem na lua.

3º Vídeo - Explica de forma simples, visando o público infantil, como o Método Científico funciona, usando como exemplo o caso da eletricidade conduzida pela água salgada. Este vídeo apresenta as cinco etapas do Método Científico, citadas também no 1º vídeo.

Professora, um grande abraço do seu aluno,
Ivan

Anônimo disse...

Eu achei os três videos diferentes e criativos, apesar de achar o primeiro e o terceiro infantis.

o primeiro usa a forma de desenho animado para chamar a atenção de quem tiver assistindo e faz um experimento sobre diferentes plantas usando o método cinetífico.

o segundo pelo o que eu entendi motrou o avanço da ciência com o passar do tempo.

o terceiro junta a informação com a diversão por ser um video que ao mesmo tempo que fala de ciência ele mostra isso de uma maneira engraçada

Anônimo disse...

1 Vídeo : Mostra e explica sobre o método científico, que é utilizado para solucionar e explicar os problemas do cotidiano. E no vídeo se prova por que plantas morrem sem água, e se não forem regada diariamente também pode morrer.

2 Vídeo : Mostra que já utilizavam o método científico antigamente e que de lá para cá ,ele vem se evoluindo cada vez mais. E toda e qualquer teoria pode se questionada.

3 Vídeo : Este vídeo mostra a maneira mais simples do método científico, mostrando passo a passo dele. O vídeo é humorizado para estimular o aprendizado de um público mais infantil.

Anônimo disse...

Vídeo 1 - Mostra o método científico para estudar cada planta, sabendo que sao diferentes, com maneiras diferentes de cuida-las. A partir de cartoon para ser melhor compreendido e interessante.

Vídeo 2 - Mostra a ciencia no passado, que podia ser até um pouco contraditorio com a igreja, onde a ciencia ta com a razão, até hoje.

Vídeo 3 - A partir do humor, explica um método cientifico, mostrando como os cientistas fazer para chegar a uma resposta concreta, mas para chegar a resposta, tentam responder diversar perguntas...

Anônimo disse...

1º Vídeo: O primeiro vídeo é um desenho animado que mostra todas as etapas do método científico fazendo um experimento para descobrir porque as plantas não conseguem sobreviver sendo regadas todos os dias.

2º Vídeo: No segundo vídeo conseguimos ver umas experiências e mostra o desenvolvimento
da ciência, as facilidades que ela nos proporciona, a sua historia e a conquista humana. E o vídeo é um documentário.

3º Vídeo: E no terceiro vídeo aparece de uma forma descontraída e divertida de aprender, e fala como os cientistas fazem descobertas, que é pelo método cientifico e o que é. E mostra varias experiências.

Anônimo disse...

O primeiro video , mostra atraves de uma animacao , o metodo cientifico em passos , usando plantas como um exemplo simples

O segundo video ,eu acho que quis mostrar a evolucao atraves do poder e influencia da ciencias em nossos dia a dia.

O terceiro video , e uma maneira engracada voltada ao publico jovem e infantil onde mostra as etapas dos metodos cientificos .

Unknown disse...

Maria Gabriella - 1002

1º Vídeo: O primeiro vídeo é um desenho animado que mostra todas as etapas do método científico fazendo um experimento para descobrir porque as plantas não conseguem sobreviver sendo regadas todos os dias.

2º Vídeo: No segundo vídeo conseguimos ver umas experiências e mostra o desenvolvimento
da ciência, as facilidades que ela nos proporciona, a sua historia e a conquista humana. E o vídeo é um documentário.

3º Vídeo: E no terceiro vídeo aparece de uma forma descontraída e divertida de aprender, e fala como os cientistas fazem descobertas, que é pelo método cientifico e o que é. E mostra varias experiências.

Anônimo disse...

Pedro Javoski 1002

1º Vídeo: Um homem e um robô nos mostram como utilizar o método cientifico,passo a passo, e nos da o exemplo da planta.

2º Vídeo: Nos mostra como a ciência através dos anos vem evoluindo.

3º Vídeo: Um programa utilizando o humor nos mostra como fazer o método cientifico através de passos e como aprender com os erros também.

Anônimo disse...

O primeiro vídeo mostra que não adianta você só criar hipóteses, mas precisa fazer testes e experimentos, ele dá o exemplo da planta, e por ser em desenho animado é mais fácil de entender.

O segundo vídeo mostra a história da ciência e o desenvolvimento dela a cada ano que passa

O terceiro vídeo, mostra o que é um método científico, e também que para o cientista descobrir algo, tem que formular uma hipótese e depois fazer uma experiência para confirmar a hipótese, assim como no primeiro vídeo.

Luma 1001

Anônimo disse...

1- mostra de uma forma simplificada e divertida, que é o o método cientifico, passo a passo e bem detalhado,mesmo sendo em ingl"es da para entender, e usando de exemplos experiencias do nosso convivio.
2-mostra o desenvolvimento da ciência desde de antigamente até hoje em dia,ou seja, com o passar dos anos de uma maneira mais séria e adulta.
3- mostra com humor o que é um método científico, passo a passo, assim como o primeiro vídeo, mais apropriado para jovens.

Com os videos aprendi de uma maneira simples e divertida...

Anônimo disse...

1º vídeo- mostra de uma forma mais infantil, através de animação, que a planta por exemplo, não pode ficar sem água, e que para ela crescer ela precisa de água, se não ela morre, água moderada.
2º vídeo- como a maioria dos alunos, não entende direito, mas acho que quer passar um pouco da evolução da história no passar dos anos, e quer dizer que a ciência não é perfeita, e que apesar de tantas pesquisas os cientistas nao tem certeza absoluta de nada, como você disse em aula.
3º vídeo- mostra atraves do humor o que é método científico e como "usá-lo", ele da um exemplo prático através da pergunta de uma criança, e dá uma conclusão no final.

Os três vídeos são bem interessantes, achei que o primeiro tem mais a ver com o último, eles tem o mesmo estilo, aprender de uma forma legal!

Mayara Baima 1001

Anônimo disse...

Ambos os vídeos mostram uma realização do método cientifico e o explicam.
O primeiro vídeo é uma forma mais "leve" de demonstrar o mesmo, sendo mostrado por forma de cartoon, ou desenho, como preferir, usando plantas.
O segundo, pelo o que eu entendi, fala da forma como a ciencia foi evoluindo, inclusive por causa dos vários experimentos e etc. Achei de certa forma, bem interessante essa demonstração; porém, não sou muito boa em espanhol, então fica meio complicado de entender. Provando que mais uma vez, a ciência abre certos caminhos para a aprendizagem de outros idiomas.
O terceiro foi de uma forma bem infantil, a explicação de passo a passo do método cientifico. Sem muito o que comentar. Um pouco de humor, mas é somente isso, ao meu ver.

[Escola Parque]

Anônimo disse...

Celso Sardinha 1001

bom professora ontem achei que tinha mandadoo, desculpe o erro..entao agora vai..
1°video:
O primeiro video mostra, um desenho e nesse desenho, mostra os tipos de tratamentos que podemos usar para manter a planta viva, e varios tipos de metodos cientificoos

2°video:
no segundo video, fique em duvida pois estava em espanhol, mais o que entendi foi que. como o mundo foi criadoo...e se evoluindo com o passar do tempo

3°video:
esse video pra mim foi o melhor, o mais facil de entender e aprender, algo pois se passa num programa, ele nos passa como aprender o metodo cientificoo

Anônimo disse...

Celso Sardinha 1001

bom professora ontem achei que tinha mandadoo, desculpe o erro..entao agora vai..
1°video:
O primeiro video mostra, um desenho e nesse desenho, mostra os tipos de tratamentos que podemos usar para manter a planta viva, e varios tipos de metodos cientificoos

2°video:
no segundo video, fique em duvida pois estava em espanhol, mais o que entendi foi que. como o mundo foi criadoo...e se evoluindo com o passar do tempo

3°video:
esse video pra mim foi o melhor, o mais facil de entender e aprender, algo pois se passa num programa, ele nos passa como aprender o metodo cientificoo

Anônimo disse...

1º Vídeo:Nos mostra o uso do metodo cientifico atraves do cartoon.

2º Vídeo:O segundo video esta em espanhol. mas acho que entendi. Mostra a evolucao da ciencia com o passar dos anos e cada vez mais facilitando as coisas para nos.

3º Vídeo:Mostra +- a mesma coisa que o primeiro, o uso do metodo cientifico