domingo, 5 de julho de 2009

Qual o preço do teatro?



Quando assistimos um espetáculo não fazemos idéia da saudade que os filhos sentiram enquanto seus pais ensaiavam noite adentro, do ciúme que ardia no coração dos maridos ou das voltas que as mulheres deram se perguntando onde estavam com a cabeça quando se apaixonaram por um ator.

Não dimensionamos as horas e horas e horas de repetição exaustiva, o frio na barriga partilhada na coxia ou as marcas que ficaram no corpo e na alma.

Se mesmo assim as pessoas fazem teatro deve haver uma recompensa preciosa. Já me disseram que ninguém, ou quase ninguém, vive com dignidade com o salário do teatro brasileiro. Então, se não é dinheiro, que recompensa é essa que justifica a ausência, a dedicação e as cicatrizes?

Será que o que vale é estar junto, explorando textos e personagens, aprendendo o olho no olho de uma entrega plena, dentro de outro corpo, apropriando-se de outros valores, ambientando-se em novos espaços e permitindo-se ser diferente, sem medos e sem reservas?

Penso que essa experiência é tão rica que vale pagar para assistir e investir no setor e compensa ser ARtista.

Um comentário:

juriskricia disse...

Parabéns pelo blog! Precisamos sempre lutar pela preservação da arte, qualquer tipo de arte. Além da luta pela cultura e educação de modo geral!

bjs

Krícia