segunda-feira, 2 de março de 2009

O passado atraente

Hoje tive a grata surpresa de ler o depoimento da jornalista Andrea Wellbaum sobre partos naturais na Grã-Bretanha. Ela explica que lá, as mulheres são agraciadas com uma licença remunerada (porém não com o salário integral) durante seis meses e outros seis meses de licença não-remunerada e lembra que em outros países da Europa costumam ser ainda mais generosas!

gravida203.jpg


Wellbaum diz que temia ter um bebê em Londres depois de ouvir sobre experiências de midwifes (as responsáveis por fazer seu parto quando você não tem de ter uma cesárea) grossas e desatenciosas, de procedimentos errados adotados em situações de emergência, de mães machucadas depois do uso de fórceps... Como a maioria das brasileiras, o que ela mais temia era o parto sem nenhum tipo de anestesia, porque acreditava não ter que passar por este sofrimento.

Porém, ao se informar mais e mais sobre o assunto, mudou de idéia: "quero fazer o máximo para não ter de tomá-la (a anestesia peridural)".

O bebê de Andrea ainda não chegou, mas vamos torcer para tudo corra conforme o planejado: um parto natural e sem anestesia, se possível dentro da água. Andrea reconhece que essas condições são possíveis Brasil, mas sabe que custaria caro. Ela afirma que em Londres esse serviço é bancado pelo sistema público: acorda Brasil!!!

Porque será que os partos em casa vem aumentando nos países desenvolvidos? As mulheres podem optar por midwifes particulares ou pelo serviço disponibilizado pelos hospitais públicos. Será que esses hospitais fariam isso caso os custo ou os riscos fossem maiores?

O depoimento de Wellbaum é uma referência à valorização da forma mais antiga de dar à luz, com menos intervenções médicas e mais respeito aos instintos naturais da mulher durante o trabalho de parto.

"Não é preciso ser nenhum especialista para saber que quando uma mulher está deitada em uma cama o bebê não conta com a ajuda da gravidade para sair do útero e pode demorar mais em sua jornada para o mundo. Por isso, existe um incentivo cada vez maior ao partos verticais, com a mulher de pé ou de cócoras.

Também não é preciso parar para pensar muito para saber que ficar de pernas abertas em frente a um monte de pessoas desconhecidas sob uma poderosa luz fluorescente de hospital ouvindo a palavra: "Empurra! Empurra!", como se fosse um grito de guerra de estádio de futebol não é a experiência mais prazerosa do mundo e tem tudo para potencializar uma dor que talvez seria menos intensa em um lugar calmo, menos iluminado, com uma música tranquila de fundo e o menor número de pessoas olhando para você. Estes lugares são chamados de "birthing centres", locais que contam apenas com midwifes (não existem obstetras nem anestesistas), que tentam fazer a grávida ter uma experiência parecida com a que teria se estivesse em sua casa.

Não sei como será minha experiência e confesso que estou cada vez mais ansiosa para a hora H. Continuo achando que o sistema de saúde daqui tem lá suas falhas e que como brasileira sinto falta de um acompanhamento pré-natal mais pessoal. Mas no fim das contas, até agora tive todo o tratamento necessário e se tudo culminar com uma bela experiência de parto, que resulte em um bebê e uma mãe saudáveis, melhor ainda!"

Nenhum comentário: