segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Transforme a sua escola

O que é melhor: entrar em uma boa Escola ou transformar a sua em uma escola de excelência? A minha sobrinha Bruna de oito anos defende a segunda opção e acho que ela está certa.
É possível incrementar uma instituição de ensino com pequenas ações. Por exemplo, um grêmio semanal que permita que os alunos apresentem seus talentos. Foi assim que uma professora de português marcou a minha vida para sempre. Eu e meus colegas ensaiávamos durante a semana para cantar as músicas das bandas que amávamos como Kid Abelha ou Titãs. Havia também uma dupla hilária que imitava jornalistas divulgando as notícias da Escola: era muito divertido ver os professores rindo livremente das gracinhas que eles faziam. Na sala de aula, a criatividade desses meninos era insistentemente tolida, mas no auditório eles exercitavam todo o talento humorístico.
Estimular talentos musicais é um investimento para o futuro. Os alunos costumam ter instrumentos musicais, embora nem sempre saibam tocá-los. Nós educadores podemos sugerir que os alunos levem os instrumentos para a Escola, mesmo sem saber tocá-los e incentivar que os que sabem mais ensinam aos menos experientes - nessa, poderiam entrar pais, irmãos, tios e vizinhos dispostos a dividir conhecimento. É assim que nascem os músicos que encherão de orgulho os professores.
Eu já disse aqui que a Escola é um lugar onde se aprende a ser solidário. Campanhas em forma de gincanas podem sensibilizar os alunos para a importância de olhar para o outro. Doação de livros, agasalhos, brinquedos pode unir a comunidade escolar, principalmente se acompanhado com um café da manhã que as pessoas de bem tenham oportunidade de encontrar pares para novas descobertas.

Nenhum comentário: