segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fungos Deliciosos

A autonomia é um dos maiores bens que um educador pode adquirir na sua prática pedagógica: ela permite que o professor tenha idéias enquanto está tratando um assunto, proponha uma dinâmica aos alunos e transforme a aula em momentos prazeirosos e marcantes. Felizmente, nas duas escolas onde leciono - Colégio Legrand e Escola Parque - tenho total liberdade e incentivo para criar.

Na semana passada, enquanto eu falava com os alunos do sétimo ano sobre a ação dos fungos no crescimento dos pães, sugeri que os meninos fizessem pães em suas casas e observassem o que acontece com a massa. Sugeri uma aula de degustação participativa: cada aluno deveria trazer um dos pães que ele mesmo fez e eu fiquei encarregada em levar outras coisas produzidas com fungos, como queijos, suco de uva (para representar o vinho) e cogumelos comestíveis.

Eu já havia experimentado algo semelhante no Colégio Cruzeiro quando a minha querida amiga Laís propôs pela primeira vez a degustação de fungos. No ano seguinte, repetimos a experiência, mas os alunos participavam apenas como degustadores e cabia às professoras de laboratório todo o trabalho. Dessa vez, além de degustadores, os alunos atuaram na busca e execução da receita do pão e na montagem da aula. Não me senti sobrecarregada e no momento da degustação houve uma rica troca de experiências. Todos aguardaram pacientemente até que a mesa estivesse posta e a música ambiente deu um tom de festa para a aula. Foi um barato assistir os alunos descobrindo sabores e aprendendo ao mesmo tempo. Confira no final do blog uma montagem com algumas das fotos que os alunos tiraram desse saboroso evento ou veja o slideshow completo logo abaixo.

Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen

Um comentário:

Rose disse...

Sil, bela idéia ! É sempre bom usar a criatividade para estimular os jovens e, principalmente, demonstrar na vida prática que tudo o que aprendemos na escola tem a ver com a vida no dia-a-dia, mesmo que não pensemos assim quando precisamos fazer provas, passar de ano. Continue assim e seus alunos irão se lembrar de você quando estiverem adultos e até mesmo velhinhos. Beijos, Rose