segunda-feira, 18 de maio de 2009

Expo-Eco


Fotos: Raffaella Quental

No último sábado tivemos a satisfação de visitar a exposição ECO na Escola Parque Gávea. Foi um barato ver as pinturas que a Luisa fez em papel Panamá, com fundos coloridos de pigmentos naturais e os bichos do jardim magnificamente - sei... vcs vão achar q sou coruja - desenhados com carvão.

A escola estava linda com os trabalhos expostos. Ficamos babando no painel que revelava as primeiras palavras dos pequenos escritores com idade média de 3 anos. Depois descobrimos um enorme formigueiro, construídos pelas crianças com a ajuda das incansáveis professoras. As formigas e o simpático tamanduá, feitos de esculturas de papel, estavam dentro de uma cabana marrom que virou o lugar preferido dos miúdos. Os paineis onde as crianças podiam escrever enquanto a exposição rolava, também fizeram sucesso.

As crianças passeavam pela exposição ávidas para mostrar aos pais as descobertas que fizeram ao lado de seus colegas e professores. O primeiro movimento dos pais é procurar os trabalhos de nossos filhos, até que percebemos que todas as produções eram interessantes e fomos explorar os espaços de outras turmas. A Luisa ficou ainda mais interessada quando entramos na sala que expunha os trabalhos de astronomias. Ela observava extasiada as cores das lunetas e dos planetas, chamando o big bang de sol, ouvindo com atenção as crianças que falavam o nome dos planetas, tentando alcançar as produções pendentes por fios de nylon....

Finalmente chegamos no espaço preferido da Luisa, onde os livros aguardavam por ela. Pronto, pensei, agora ela não vai querer sair daqui tão cedo! Com jeitinho, ela me levou para a almofada e pediu para que eu sentasse, colou no meu colo com um livro na mão e só se levantava para buscar outros - era cada livro mais fascinante que o outro como o "Bichos do Jardim" de Ana Michaelis e Roseli Tuan e o "O que é que tem o meu cabelo" de Satoshi Kitamura. Ah, se todas as crianças do mundo tivessem acesso àqueles tesouros!

Nenhum comentário: