Para estimular o aprendizado da ecologia, lancei um desafio para os meus alunos do ensino médio: eles deveriam criar jogos, usando como referência algumas questões de vestibular que tratam o tema. Assim, a turma de segundo ano foi dividida em grupos para realizar as etapas da pesquisa que incluiu seleção das questões, leitura cuidadosa e adaptação das mesmas para a elaboração do projeto. Cada grupo escolheu livremente uma modalidade de jogo compatível com o tema tratado. Os autores também elaboraram as regras do jogo, uma caixa temática para guardar o material produzido e um banner publicitário para expor seus produtos na mostra cultural da Escola Parque-Barra.
Após a conclusão do trabalho, os alunos do terceiro ano testaram os jogos e forneceram um parecer sobre cada produto analisado. Os autores dos jogos receberam o parecer dos colegas e tiveram a oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos. Em seguida, os alunos do segundo ano também testaram o próprio jogo e os jogos dos colegas. Durante a Feira da Cultura, os jogos receberam uma atenção especial dos visitantes. Na mesma sala onde eles foram expostos, haviam jogos produzidos por alunos do ensino fundamental promovendo uma integração entre os dois segmentos.
Pude observar que através dos jogos os alunos do terceiro e do segundo anos se sentiram motivados ao trabalhar com essa metodologia que associa o lúdico com o pedagógico. Através dos jogos foi possível dinamizar as aulas e criar uma atmosfera para o aprofundamento no estudo da Ecologia. Tal experiência sugere que no ensino médio também é possível sair da rotina!
sábado, 1 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário