Se você é professor, sugiro experimentar dar aulas particulares, mas se não for, sugiro que experimente ter aulas individuais. Considero essa experiência enriquecedora porque com ela tenho a oportunidade de explorar uma caverna onde os alunos se recusavam a entrar sozinhos. Nessa tarefa costumo encontrar sujeitos com uma auto-estima fragilizada porque acreditam, firmemente, que não conseguirão acompanhar a turma ou aprender a matéria.
Em biologia isso é particularmente comum porque a entrada para o ensino médio é um divisor de águas na relação do aluno com o conhecimento científico. No Ensino Fundamental, os alunos costumam amar estudar e principalmente fazer experiências nas aulas de ciências, mas tudo muda quando são promovidos ao ensino médio: é como se o lúdico não fizesse parte da vida. A biologia passa a ser um martírio e os temas são vistos como "decoreba". Por isso, é comum receber alunos trazendo problemas que apresentam um nível de complexidade muito maior do que os instrumentos que ele dispõe.
Procuro começar o encontro com uma breve anamnese que poderá apontar alguns dos "nós" que estão dificultando a apreensão da biologiam e colaborar para que o estudante se sinta considerado e mais próximo de mim. Um acordo inicial é impressindível: "avise quando não entender algo: sempre, sem medo e sem reservas!". Assim, é possível que o aluno avise de cara: eu não sei nada. Ah como é bom ouvir isso: não que isso seja verdade, em absoluto, mas permite que o ponto de partida seja a base, porque sem ela não há como enfrentar os problemas complexos que vieram. Assim, por exemplo, se o aluno quer estudar genética e traz questões sobre eritroblastose fetal, posso começar observando imagens que "descascam" os cromossomos e mostrar a molécula de DNA, apresentando as regiões onde se localizam os genes. A partir daí, falo de Mendel e dos cruzamentos que ele pacientemente fez, sem imaginar que revolucionaria a ciência. Sigo com a mesma paciência, como quem alfabetiza, mas nesse caso estou alfabetizando para a ciência da vida.
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