sábado, 1 de setembro de 2018

Pensão é proteção

Para proteger a infância é comum que a justiça determine uma pensão quando o pai e a mãe se separam. Dinheiro nenhum pode pagar as experiências que deixarão de existir após a separação, mas essa quantia vai prover qualidade de vida para quem mais perde com a ruptura de um relacionamento: os filhos.

Quando o pai ou a mãe não pagam a pensão ou pagam menos do que poderiam/deveriam pagar, é essa qualidade de vida que está sendo comprometida. Não há desculpas para isso. É comum ouvir essas pessoas dizendo que se aborrecem porque o ou a ex cônjuge estaria se apropriando da pensão. Esse tipo de argumento pode estar mascarando uma triste verdade: o amor pelo dinheiro é maior do que pelo compromisso com a proteção dos filhos.  Se essa pessoa que está sendo acusada de apropriação indevida não existisse e o acusador tivesse que oferecer aos seus filhos tudo o que eles têm, o valor gasto seria maior ou menor do que a pensão? Há quem afirma que não se importaria de pagar mais desde que ficassem com a criança. Na era da guarda compartilhada esse argumento não faz o menor sentido. Cabe aos dois genitores vivenciar com a criança o maior tempo possível e a pensão não é medida pelo tempo passado junto com o filho, mas pelo binômio possibilidade e necessidade: quem pode mais paga mais em prol das necessidades dos filhos.

Dinheiro é muito pouco perto de tudo o que uma criança precisa e merece. Não basta pagar pensão, mas o compromisso e o empenho para garantir o desenvolvimento pleno dos filhos deve existir sobretudo após a separação.

Infelizmente muitos pais são tratados ou se comportam como se fossem meros pagadores de pensão. A despeito de todas as mágoas que ficaram, quanto mais os dois lados se envolvem na criação dos filhos, mais segurança eles passam para os mesmos. Coisa triste é quando a criança tem a sensação de que o pai ou a mãe se separou dela também! Nada na vida pode ser mais sublime do que ter gerado um outro ser humano, portanto essa pessoinha merece não apenas o seu dinheiro, mas o seu tempo e o seu amor.


Nenhum comentário: