quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Respeito é bom e os professores também gostam!

É indiscutível os avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8..069/90) para a sociedade. Mas o que dizer dos deveres da Criança e do Adolescente? O Projeto de Lei 267/11 que tramita na Câmara dos Deputados está pautado exatamente nesses deveres. Proposto pela deputada Cida Borghetti (PP-PR), ele estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. O projeto prevê que o estudante infrator esteja sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. 


Assim, o Estatuto passaria a incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. 


O objetivo é diminuir a indisciplina em sala de aula e a incidência de violência contra professores, especialmente os episódios de violência física contra os educadores. Mas a autora também quer punir as agressões verbais contra os educadores. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 




Fonte:http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html 




Mais que um Projeto de Lei, a sociedade precisa urgente resgatar o carinho pelos educadores. Por isso partilho com vocês um presente que recebi essa semana:

Uma Professora!

Professora, impossível expressar com apenas uma palavra este poético ofício de uma grande mestra!!!
Aquela que deixa seus ensinamentos pelo mundo, por um futuro que vai, vai e vai e nunca pára. Lá se vai pelo mundo afora seus ex-alunos pela história sem fim, numa lúcida viagem, sem que um dia este catedrático e sábio docente jamais saberá por onde andará aquela fecunda semente de ensinamentos, plantada no coração de cada discípulo seu que se foi!

Nem mesmo o mais orgulhosos dos mestres se dão conta de que seus ensinamentos tenha se transformado em grandes educadores, governadores, presidentes, médicos, profissionais técnicos e até mesmo alguém que desprezara suas mágicas palavras e caíra no desespero da vida, por não ter absorvido tão frutíferas lições!

Mas o importante é que ela cumpriu ou cumpre com sua parte, como a minha primeira professora que nunca mais a vi, mas sinto muita saudade de seu rosto jovem e sorridente e muito mais daquele tempo, onde eu com a mais tenra idade absorvia cada uma de suas palavras que eram doces e suaves. Com toda paciência de uma grande heroína me proporcionara uma magia do aprendizado ao me doutrinar como cidadão e me fazer aprender usar as letras, formar palavras e me transformar em um poeta!!!


Texto do escritor |Marcio Cotta 15/10/2007



Que os poetas incluam em suas homenagens, além daquelas que ensinaram o "B-A-BA", os e as profissionais que com erros e acertos acrescentaram tijolos, cimento, areia... que contribuíram, ao longo da vida estudantil, para a construção de pessoas de bem. 

Nenhum comentário: