quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ler se aprende lendo

Quando escolhemos ser pai ou mãe, sabíamos que criança dá trabalho: se não quiséssemos ter trabalho, era mais fácil comprar um bichinho de madeira auto-limpante, se é que isso existe.

Assim como ensinar a ter bons modos, a comer bem e ter cuidados com a higiene, é trabalhoso conduzir uma criança pelo universo da leitura. Por melhor que sejam a escola e os educadores dos nossos filhos, existem coisas que estão na nossa conta e que se não fizermos o dever de casa, corremos o risco de lamentar: "o meu filho não gosta de ler!"

Se é verdade que quem lê descobre uma infinidade de coisas e aprende a lidar com sensações como o medo ou se expressa melhor, seja através da fala ou das artes; a nossa omissão poderá trazer uma amarga sensação quando os nossos filhos se depararem com suas limitações.

Não adianta dourar a pílula: se no final do dia não nos restar energia para ler uma bela história, se costumamos achar caríssimo um bom livro infantil (mesmo reconhecendo que gastamos muito mais com tolices), nem temos paciência para brincar com jogos de faz de conta ou desenvolvemos o nosso hábito de ler - com prazer - dificilmente teremos um filho ou filha encantados pela leitura.

Ana Maria Machado dizia que ler é um direito e não um dever e que aprendemos a ler, lendo! Ao me deparar com essa ideia, estampada na porta do banheiro da escola da minha filha, fiquei pensando que os nossos filhos só fazem um, dois, três... anos uma única vez. Ao cultivar o hábito de frequentar livrarias e bibliotecas e oferecer livros de qualidade aos pequenos garantimos que nossos filhos tenham acesso aos lugares, histórias e personagens memoráveis.

Se pesquisarmos ou trocarmos ideias com os nossos amigos que também tem filhos ou são educadores, corremos a chance de encontrar tesouros em forma de livros como Feliz Aniversário Lua de Frank Asch. Nessa história, cheia de ternura, o ursinho Bino descobre que o que importa não é o presente que damos, mas o quanto somos capazes de gostar do outro.

Por falar em presente, já pensou se em todos os aniversários as crianças fossem agraciadas com histórias incríveis como "Até as princesas soltam pum" de Ilan Brenman e Ionit Zilberman; Vira-lata de Stephen-Michael King ou Viviana rainha do Pijama de Steve Webb? O primeiro arranca risadas deliciosas quando o pai revela o segredo das princesas peidonas. Já a história do vira-lata mais sortudo do mundo é encantadora e a história de Viviana é toda contada em forma de cartas. Uma delícia!

É por isso que participar de eventos como esse, me enche de alegria e esperança!





Como estratégia para estimular a leitura, a equipe de Bichos para cantar e contar foi convidada para participar dessa feira que promete ser um sucesso!


Um comentário:

Luis Santos disse...

Se seu filho ainda não sabe ler, dê antes a ela a paixão pelas letras. A letras vem antes das palavras...

Esse videozinho aqui pode ajudar. Mas não deixe de comprar um alfabeto de plástico para ele.

http://vimeo.com/n9v/thealphabet2