quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mostra de Tiradentes: um programão


Viemos para Tiradentes participar Mostra de Cinema. Saímos do Rio às 10 da manhã e chegamos às 14 horas - até Juiz de fora a estrada é muito boa: três pedágios de 7,50 cada. Depois desse trecho a qualidade da estrada cai, mas o visual é uma viagem... Uma chuva nos esperava na chegada e nos obrigou a parar em um bistrô delicioso: Casa Azul. Ele é a cara de Tiradentes: beleza, charme, cor e carinho com o visitante. Na chegada encontramos com a família de um amigo de escola da Luisa. Além desse amiguinho, Luluty foi agraciada com a chegada de mais uma amiguinha da escola. Ainda bem que os pais deles toparam vir para a Mostra, assim nossos filhotes puderam matar saudades e se divertir como nunca. Infelizmente a programação infantil da Mostra não oferece oficinas para a idade deles - 4 anos. Para essa turminha, só há filmes no final de semana - os amiguinhos que ficarão na semana não terão a chance de entrar na tenda e curtir uma sessão. Mas isso não impediu que eles brincassem na rua, nos passeios de charrete, em Bichinho - um encantador lugarejo próximo e na casa maravilhosa que alugamos: Bem Viver. A programação de hoje é passear de maria fumaça à tarde e de jardineira à noite. Eu não poderei acompanhá-los na primeira porque vou participar de uma das oficinas: Assistência de Direção.

Essa é a décima terceira edição da Mostra que, como sempre, reúne centenas de amantes do cinema de todo o Brasil. A cidade, que considero a mais charmosa de Minas, fica ainda mais interessante. É claro que nem tudo são flores. Ontem, por exemplo, o filme exibido foi: "Estrada para Ythaca" - se isso é fazer cinema diferente, eu prefiro a mesmice! Eu e as pessoas que saíram da sessão com cara de "Esses curadores engolem cada coisa"... Acho um desrespeito sair durante a sessão, mas que consideração foi destinada aos espectadores? A trilha era uma coleção de ruídos, a fotografia hilária, a direção sofrível: cine-narcisista. Desejei que fosse um curta... O lado bom dessa experiência é pensar: se qualquer um pode fazer cinema no Brasil, espero que na próxima Mostra eu também esteja recebendo críticas e que elas não sejam tão duras!


A programação que foca o cinema brasileiro contemporâneo e inclui debates, oficinas e shows, vai até sábado. Se você quiser vir conferir, ainda dá tempo!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: