quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vamos ficar Vitaminados?

Hoje eu estou de cama: um resfriadaço me derrubou! Então comecei a pensar sobre os tipos de alimentos que incrementariam minha disposição e fizessem meu corpo trabalhar melhor. Pesquisando a história da descoberta das vitaminas, aprendi que quando os cientistas investigavam o que havia na casca de arroz que conseguia prevenir uma doença que na época matava - a beriberi - descobriram ali a existência de uma substância vital - a tiamina (hoje chamada de B6).

Mesmo sabendo que as vitaminas são fatores de extrema importância - elas atuam em parceria com as enzimas para promover o metabolismo celular - vivo me descuidando da alimentação. Sei e ensino que as enzimas são proteínas especiais que aceleram as reações químicas que acontecem nas células, mas na prática... Em resposta à negligência alimentar - a escassez ou ausência de uma vitamina e em alguns casos, o excesso de tais substâncias - as reações químicas ficam comprometidas e as doenças começam a pintar.

As vitaminas podem ser quimicamente bem variadas, mas  podemos pensar em dois grupos: o das hidrossolúveis - as vitaminas P, C e as do complexo B; e o das lipossoluveis - A, D, E e K: armazenadas na gordura dos animais. As hidrossolúveis devem ser ingeridas diariamente porque entram e são eliminadas do corpo com mais facilidade através da urina. Por isso, se ingerirmos essas vitaminas em excesso não haverá grandes comprometimentos: logo as B e Cs virarão xixi!  Mas no caso de hipervitaminose com as lipossolúveis há risco de intoxicação, porque elas ficam guardadas no fígado por muito mais tempo. Assim, podemos concluir que com relação às hidrossolúveis estamos mais sujeitos à hipovitaminose e com relação às lipossolúveis, estamos mais sujeitos à hipervitaminoses.

Não é fácil manter uma alimentação saudável. Mas assim como se tivermos uma Mercedes na garagem vamos nos preocupar em dar o melhor para ela, não dá para tratar a nossa máquina de qualquer modo. Até porque, nenhum Mercedes se compara! Por isso, porque não conhecer um pouco mais os produtos que consumimos?

A vitamina A - depositadas em alimentos como cenoura, leite e fígado - previne alterações cutâneas e problemas na visão como a cegueira noturna.

A vitamina D, calciferol, previne o raquitismo. As fontes estão no leite, no banho de sol e no óleo de fígado de bacalhau (erggh).

... Talvez você ache mais fácil usar essa imagem:


Nenhum comentário: