segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conexão Ensino-Aprendizagem



Ao ver essa imagem no site da Inovar UFES fiquei pensando: será que o educador contemporâneo tem sido  capacitado para tirar proveito da internet colaborativa e conseguido ampliar o próprio conhecimento e o de seus alunos, ao mesmo tempo em que divulga a sua prática pedagógica? Em que medida o uso de recursos disponíveis na Rede pode, de fato, potencializar a aprendizagem? Será que as escolas promovem discussões na Rede e esses debates promovem avanços no ensino-aprendizagem? Se sim, como esses avanços são quantificados ou qualificados? O relacionamento virtual de professores, gestores, pais e alunos ajuda a criar laços que favorecem a aprendizagem? As instituições de ensino abrem espaço para a divulgação de recursos didáticos que a internet diponibiliza? Se sim, existe a preocupação de avaliar tais recursos e produzir novos instrumentos digitais com a identidade daquela escola? Ou simplesmente: a escola se preocupa em gerar conhecimento e compartilha-lo?


Foi pensando nessas questões que resolvi propor um encontro com integrantes da comunidade escolar - pais, alunos, gestores e claro, educadores:



Conexão Ensino/aprendizagem


Mediadora: Silvania Santos


Objetivos:

  • Discutir vantagens e riscos do emprego da internet no ensino;
  • Trocar experiências sobre diferentes recursos digitais com potencial pedagógico;
  • Construir links úteis para diversas áreas do ensino;

  • Estimular o uso da internet com Vitrine para expor a produção da escola e promover o intercâmbio de saberes entre escolas.


  • Proposta



    Quando se fala em internet como recurso educativo podemos transitar entre a fobia e o deslumbramento. A presente proposta busca um entre-lugar para situar o educador, uma espécie de ponte onde ele conquiste segurança para se apropriar dos recursos, na hora e local apropriados, de modo a potencializar a aprendizagem, poupar recursos e instigar a vontade de saber mais.

    Maiores informações: silvania.paula.santos@gmail.com

    Nenhum comentário: