O Rio Criativo tem oferecido aulas para aqueles que desejam inscrever a sua idéia no edital. Estou interessada em montar uma empresa e por isso tenho assistido as aulas. Ontem Celso Leonardo deu uma bela aula sobre Marketing. Ele começou explorando o conceito de Marketing como a busca por entender a necessidade e o desejo do público alvo e oferecer um serviço reconhecido como valoroso, fundamental, único e superior.
Aprendi com Celso que o profissional de Marketing deve ser sensível ao Mercado: a demanda (quem compra) e a oferta (quem vende) e que quando um bom serviço de Marketing é bem feito, a venda passa a ser uma entrega. Esse trabalho não deveria ser de inventar uma verdade, mas de criar um desejo a partir de mais experiências e da exposição dos benefícios que um determinado produto ou serviço oferece. Segundo ele, apresentar as características de um produto não é nada demais. O que vende de fato são os benefícios que o consumidor irá adquirir ao comprar o serviço ou o produto.
Além dos benefícios, uma marca pode se destacar pelo seu pioneirísmo, pela liderança no mercado, porque não sai da mente das pessoas ou por suas percepções.
Como exemplos de estratégias de Marketing, Celso destacou a necessidade do posicionamento da empresa dentro do mercado em que pretende atuar e a segmentação desse mercado. Ao se especializar em determinado público, o empreendedor pode conhecê-lo melhor e buscar atender as necessidades e desejos de seus clientes. Outra estratégia é analisar o comportamento do consumidor e atuar a partir desse diagnóstico. Para isso, uma pesquisa de mercado bem feita é fundamental, inclusive para analisar a concorrência. Celso sugere inclusive que os empreendedores construam uma tabela avaliando as características principais de seus principais concorrentes.
A pesquisa de mercado pode ser secundária, desde que use fontes confiáveis, como o IBGE, por exemplo. Se a opção for pesquisa primária, é importante que o entrevistado não saiba quem é o dono do negócio. O planejamento é fundamental, por isso antes de começar a pesquisa é preciso saber o que perguntar e para quem perguntar. Essa clareza facilitará a interpretação dos resultados. Por isso, Celso destaca que esse item é muito importante na avaliação do edital do Riocriativo. Ele lembra que essa pesquisa pode ser feita nas redes sociais.
Seja qual for a tática usada pelo marketing da sua empresa - produto, preço, praça ou promoção - é importante investir no pós venda para fidelizar o cliente. Pense nas ações que possam estabelecer um relacionamento com o seu cliente e você provocará uma epidemia do bem: pessoas difundindo a sua idéia!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
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3 comentários:
Silvania, embora meu comentário não caiba só nesta postagem, escolhi pelo nome pois essa foi a única forma de comunicar-me que encontrei... Não costumo parar pra comentar, mas desta vez seu trabalho, pessoa, interesses (muito próximos dos meus) chamaram-me a atenção. "Ah! Se esse mundo fosse feito de mais pessoas assim!"...Saudações carinhosas de Raquel Carvalho (profª RaNeMaCa - rsrs... é minha identidade virtual para alguns trabalhos, quem sabe a gente se encontra por aí?!?)
Silvania, também estou muito interessada em fazer os cursos oferecidos pelo Rio Criativo para adquirir os conhecimentos necessários à formulação de um projeto consistente.
Entretanto, não consigo encontrar informações sobre as novas turmas, datas, período de inscrições,...
Você sabe de algo? Toda ajuda, dica, todo conselho me será de grande valia.
Agradeço desde já.
abraço,
Renata Marinho
Olá RaNeMaCa,
obrigada pelo carinho!
Oi Renata,
como o edital já está em fase final, pode ser que seja difícil neste momento, a abertura de novos cursos ou palestras. Mas mesmo assim, sugiro que entre no site www.riocriativo.rj.gov.br
Você vai encontrar o telefone e o fale conosco. Eles costumam ter muita agilidade na resposta. Boa sorte!
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