terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Brasilidade da Lapa

Lenine e Arnaldo Antunes agitam a semana do Brasilidade


Lenine se apresenta na quinta (25)

Lenine se apresenta na quinta (25)
Uma grande variedade de sons, ritmos e nomes no cenário musical. Essa é a mistura que dominará a programação musical do evento Brasilidade, que acontece no Rio de Janeiro no período entre 18 de novembro a 2 de dezembro. Na primeira semana, que vai de 22 a 26 de novembro, o público poderá curtir nomes que vão desde o rapper Renegado, de Minas Gerais, aos já consagrados Lenine e Arnaldo Antunes. A maior parte de apresenta no palco construído junto aos tradicionais Arcos da Lapa, no Centro carioca, agora recém- reformados.
Paralelamente as apresentações dos artistas no palco do Pólo da Lapa, o grupo Canta Gente Boa, do Rio de Janeiro, fará apresentações no teatro do BNDES de 22 a 24 de novembro. No repertório, eles prepararam uma homenagem a Darcy Ribeiro. O grupo traz para os palcos não só música, mas também dança e moda com uma apresentação que é a do Brasil: muita cor, swing, charme e personalidade.
Flávio de Abreu, também conhecido como o rapper mineiro Renegado, é quem abre os shows na Lapa na quinta-feira, 25 de novembro, às 20h30. Ele, um artista que esbanja ersatilidade artística, traz um som “que vem de casa, das ruas, do morro, das grandes cidades e do mundo”.
Foto: Marcia Xavier/Divulgação
Foto: Marcia Xavier/Divulgação
Logo em seguida, às 22h, será a vez do cantor pernambucano Lenine se apresentar. Produzindo como ele mesmo define “um som sem fronteiras, que não se encaixa em um único gênero e desconhece limites”, sua música passeia pelo pop e por várias tradições. Lenine por si só representa toda diversidade brasileira. Filho de um comunista e uma católica fervorosa, freqüentava as missas com a mãe de manhã e lia Marx com o pai à tarde. Ele conta que, desde pequeno, ouvia todos os ritmos e sons que invadiam sua casa.
Na sexta-feira, 26 de novembro, às 20h30, o público poderá curtir o rock gaúcho da banda Cachorro Grande. Na mesma noite, às 22h, virá o som não menos ácido do Arnaldo Antunes.
O grupo Cachorro Grande é considerado por muitos umas das mais irreverentes e carismáticas bandas do rock nacional na atualidade. Eles têm cinco álbuns lançados e o CD “Cinema” é a sua mais nova empreitada.
Já o Arnaldo Antunes está na estrada desde meados da década de 1980, quando integrou o grupo Titãs. É reconhecido por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando influências concretistas e pós-modernas. Arnaldo já trabalhou com músicas e estilos para todos os públicos. Vai ser mais uma noite de diversão garantida, além de mais um momento para curtir e reconhecer a riqueza da cultura brasileira em meio aos acordes e versos plurais que representam cada sotaque do nosso Brasil diverso.
(Marcos Agostinho, Comunicação Social/ MinC)

Nenhum comentário: