sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Princesas soltam pum?

Eu adoro aniversários de crianças: reencontro, alegria, brigadeiros e a chance de presentear. Continuo achando que os presentes mais divertidos são os livros. A diversão para quem presenteia começa na hora da escolha. Certo dia, estávamos procurando algo legal para uma menininha linda e inteligente e me deparei com o livro de Ilan Brenman, deliciosamente ilustrado por Ionit Zilberman. O título já aguça os sentidos: "Até as princesas soltam pum". Ao folheá-lo junto com a Luisa, que sempre me ajuda a escolher os melhores títulos, decidimos imediatamente por esse presente. Depois eu soube que ele fez o maior sucesso. Recentemente encontrei essa pérola na biblioteca e trouxe para a Luisa curtir. Veja só como ela gostou:

22 comentários:

Laís Aguiar de Almeida disse...

Olá Silvania Santos,

sou aluna de Pedagogia do Uirapuru Superior.Neste semestre trabalhamos o livro "Até as Princesas Soltam Pum" na matéria de Tecnologia da Informação e Comunicação.Debatemos muito sobre o tema, e chagamos a conclusões muito boas.Trabalhamos várias tecnologias em que descontruimos vários esteriótipos.Como Shrek, e a música Ciranda Da Bailarina.Fica como registro aqui em seu blog,a minha aprovação da obra, definindo-a como útil em vários aspectos.

Até Mais, Beijos

Laís Aguiar de Almeida

priscila e vandressa disse...

Essa obra é explêndida.Tematiza pontos interessantes e um deles é ao tratar a descoberta de que "princesas soltam pum",ou seja,todos têm necessidades fisiológicas,descontruindo esse esteriótipo com as meninas.Priscila Domingues e Vandressa Torres cursando 2° semestre de pedagogia.

Paula Rossi e Ingrid Candiotto disse...

Olá, Silvania.
Nós tivemos o prazer de ler esse livro em questão, e com tal leitura tivemos várias sensações positivas sobre.
A primeira sensação é de que o livro trás uma desconstrução de um esteriótipo criado pela sociedade durante anos; por sequência, notamos que a personagem Laura chega cheia de dúvidas após a escola sobre as princesas também soltarem pum, contudo, ela pergunta ao pai sobre isso e não à mãe. Deve ser por que o pai que trás essa imagem, e não a mãe: Os pais soltam pum, as mãe? Jamais!

A descoberta de que todos temos essas necessidades, faz com que as meninas, principalmente, descontruam a ideia de que as princesas são perfeitas, consequentemente, elas mesmas.
É um ótimo livro para trabalhar com as crianças. Recomendadíssimo!

Abraços,
Paula Rossi e Ingrid Candiotto
Contato: paulareginarossi@yahoo.com.br/ gui_candiotto@hotmail.com

Pedagogia - 2° Semestre

Mellany Rodrigues :) disse...

Olá Silvania!
Assim como você, também acho que os livros são os melhores presentes.
Sou aluna do curso de pedagogia, estou cursando o 2ºsemestre, e estamos estudando sobre a desconstrução do estereótipo, lemos o livro "Até as princesas soltam pum".
O livro é intrigante até mesmo para nós que somos adultas, e imaginamos o quanto seja para uma criança, e ver as reaçoões de sua filha me ajudou muito a entender.
Podemos perceber que causa muito mistério, e mostra a realidade, de que nem tudo é perfeito.

glorinha disse...

O livro foi uma desconstrução do esteriotipo e fantasia de que todas princesas são perfeitas e que jamais teriam quaisquer atitude que pudessem ser discriminadas.
O autor conseguiu colocar em evidência uma outra desconstrução: de que também há uma afetuosa relação entre pai e filha e não apenas com a mãe.

Glória de Mattos e Selma Penitente.

E-mail para contato:
Glória: glorinhaheadbanger@hotmail.com
Selma:
spenitente@yahoo.com.br

Tuane e Jéssica disse...

Este conto é muito interessante, pois no decorrer da história, ele faz a inter-relação entre pai e filha. Naturalmente, a menina nunca irá perguntar sobre assuntos como esses para o pai, pois é a mãe a conselheira, a que responde perguntas que o pai nunca pode saber. Mas tratando-se de "pum", ninguém melhor que o pai para responder. Pois são os homens que ela acha que "conhece" bem sobre isso. Somente o pai que poderia responder sua curiosidade sem vergonha alguma.

SIQUEIRA, B. disse...

Olá, Silvania

Fora realmente uma ótima escolha do livro "Até as princesas soltam pum" visando que ele aborda um assunto que, até então, para as crianças é visto como algo que não se pode fazer pois é considerado "feio". Inclusive as meninas que ao terem conhecimento das outras histórias de princesas, em momento algum destas histórias, cita-se que elas soltam pum. Isso faz com quem lê, pense realmente que elas não o fazem.
Já no livro de Ilan Brenman, ele desmitifica a ideia de que isso é errado ou feio. E ainda ressalta de modo simples e bonito, que mesmo soltando pum, elas continuarão sendo as mais lindas princesas... Que também têm suas necessidades fisiológicas.

Bruna Siqueira, cursando Pedagogia
2º semestre

Anônimo disse...

O Livro “Até as Princesas soltam Pum” é um livro educativo para crianças de todas as faixas etárias , ele trabalha a relação entre pai e filha de uma maneira oposta vivenciada nos dia atuais.
No Livro o autor mostra a facilidade com que o pai conduziu o mistério sobre as princesas desconstruindo os paradigmas sobre o ”mundo encantado dos contos” mostrando a sua filha que as princesas possuem os mesmo hábitos de qualquer garota.
Uirapuru Superior – Pedagogia – Sorocaba
Leticia Tullio e Mariana Almeida

glorinha disse...

O livro foi uma desconstrução do esteriotipo e fantasia de que todas princesas são perfeitas e que jamais teriam quaisquer atitude que pudessem ser discriminadas. O autor conseguiu colocar em evidência uma outra desconstrução: de que também há uma afetuosa relação entre pai e filha e não apenas com a mãe.
O autor também deixou a mensagem para todos os leitores de que todas pessoas são iguais.


Glória de Mattos e Selma Penitente.

E-mail para contato:
Glória: glorinhaheadbanger@hotmail.com
Selma:
spenitente@yahoo.com.br

Anônimo disse...

O livro traz uma outra visão das Princesas, onde sempre foram vistas como personagens perfeitas. Com a revelação das peripécias das mesmas deixamos cair esse rótulo.
A relação da Filha com o Pai, também é uma outra visão da padronização, que sempre a filha busca apoio da Mãe. E com a contação que o Pai faz, ela fica surpresa pois não imaginava que as princesa tivessem outra postura além da que já conhecia dos livros. Descobrindo que todos tem as mesmas necessidades. Desconstruindo esse preconceito.

glorinha disse...

O livro foi uma desconstrução do esteriotipo e fantasia de que todas princesas são perfeitas e que jamais teriam quaisquer atitude que pudessem ser discriminadas.
O autor conseguiu colocar em evidência uma outra desconstrução: de que também há uma afetuosa relação entre pai e filha e não apenas com a mãe.
O autor também deixou a mensagem para todos os leitores de que todas pessoas são iguais.

Glória de Mattos e Selma Penitente.

E-mail para contato:
Glória: glorinhaheadbanger@hotmail.com
Selma:
spenitente@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sobre o livro Até as Princesas Soltam Pum podemos destacar a linda relação entre pai e filha , e a maneira delicada e inteligente em que o pai esclarece as dúvidas da filha mostrando a ela que nós seres humanos somos todos iguais, com nossas falhas, erros e também acertos.

Daiane dos Santos Baptista.
Kelly Cristina da Cruz.
Simone Amaro da Silva.

Anônimo disse...

Ao ler o livro as princesas soltam pum pude ver como foi trabalhado esse paradigma de que as princesas não soltam pum a desconstrução do esteriótipo e do preconceito foi bem colocado,e o mais interessante é que a menina tira a suas duvidas com o seu pai que é um homem, pois ela tem a referencia que só homem solta pum. A sabedoria que o seu pai teve de leva-lá a biblioteca e ver as histórias das princesas e em que momento elas soltaram pum

Anônimo disse...

Achamos interessante pois conta a história de uma garotinha que procura seu pai ao invés da mãe para tirar suas dúvidas.

Renata Oliveira

Rosineide Galdino

2° Semestre Pedagogia.

Anônimo disse...

Este livro é de muita importância como suporte para levar uma visão diferenciada e divertida para as crianças.A temática, desconstrói aquilo que as crianças sempre acreditam ser perfeito e as leva a aceitar as diferenças de maneira sutil e apropriada ao seu tempo.

Noêmia Santanna
noemiasantannasantos@hotmail.com

Graziela disse...

O livro é bastante interessante, pois o autor desconstrói os estereótipos de que as meninas não soltam pum.
Nos tempos atuais ainda persiste a ideia de que as meninas são princesas e as princesas são perfeitas. Qualquer ato que saia desse contexto é julgada de forma incorreta.
A relação pai/filha quebra mais um preconceito de que as meninas procuram apenas a comunicação com a mãe quando surgem as dúvidas.
O livro mostra que todos têm necessidades fisiológicas e que as flatulências são comuns.

Graziela Fazzio/ Regiane Cravo
Pedagogia

Luana disse...

Olá Silvania Santos,
somos alunas do curso de pedagogia, trabalhamos recentemente com esse livro. Ao utilizar esse livro pudemos perceber a grande diferença de pensar e agir que existe entre os meninos e as meninas com o tema tratado no livro, existe um grande preconceito por parte das meninas com o fato de soltar pum, e esse livro mostrou que meninos e meninas têm os mesmos direitos, e, se até as princesas soltam pum, as meninas também podem fazer isso. O autor Ilan Brenman falou sobre esse tema de uma maneira cativante, em que as crianças, principalmente as meninas, puderam ter outra visão sobre o assunto.

Adriana de Britto e Luana de Oliveira

Luana disse...

Olá Silvania:

somos alunas do curso de pedagogia, trabalhamos recentemente com esse livro. Ao utilizar esse livro pudemos perceber a grande diferença de pensar e agir que existe entre os meninos e as meninas com o tema tratado no livro, existe um grande preconceito por parte das meninas com o fato de soltar pum, e esse livro mostrou que meninos e meninas têm os mesmos direitos, e, se até as princesas soltam pum, as meninas também podem fazer isso. O autor Ilan Brenman falou sobre esse tema de uma maneira cativante, em que as crianças, principalmente as meninas, puderam ter outra visão sobre o assunto.

Adriana de Britto e Luana de Oliveira

Luana disse...

Olá Silvania:

somos alunas do curso de pedagogia, trabalhamos recentemente com esse livro. Ao utilizar esse livro pudemos perceber a grande diferença de pensar e agir que existe entre os meninos e as meninas com o tema tratado no livro, existe um grande preconceito por parte das meninas com o fato de soltar pum, e esse livro mostrou que meninos e meninas têm os mesmos direitos, e, se até as princesas soltam pum, as meninas também podem fazer isso. O autor Ilan Brenman falou sobre esse tema de uma maneira cativante, em que as crianças, principalmente as meninas, puderam ter outra visão sobre o assunto.

Adriana de Britto e Luana de Oliveira

Luana disse...

Olá Silvania:

Somos alunas do curso de pedagogia, trabalhamos recentemente com esse livro. Ao utilizar esse livro pudemos perceber a grande diferença de pensar e agir que existe entre os meninos e as meninas com o tema tratado no livro, existe um grande preconceito por parte das meninas com o fato de soltar pum, e esse livro mostrou que meninos e meninas têm os mesmos direitos, e, se até as princesas soltam pum, as meninas também podem fazer isso. O autor Ilan Brenman falou sobre esse tema de uma maneira cativante, em que as crianças, principalmente as meninas, puderam ter outra visão sobre o assunto.

Adriana de Britto e Luana de Oliveira

Jana disse...

O assunto abordado no livro é excelente para tratar junto aos alunos a desconstrução de quando somos crianças, achamos que todos são perfeitos (nossas (os) mães, pais, avós, avôs, irmãos e ídolos) mais na verdade são imperfeitos, consegue passar na nossa infância a perfeição nos atos, ações, o que deixa as crianças maravilhadas.
A história "Até as princesas soltam pum", relata que as princesas soltar pum sim, e que a vergonha de falar sobre o assunto é extremamente normal, pois é uma necessidade do nosso organismo. Essa relação que o livro traz para a criança é interessante para que ela descubra melhor a diferença de alguns conceitos da vida social dela.O que é legal no livro, é a magia e o segredos das princesas,quando iríamos imaginar que as princesas que sempre gostamos tem segredos,tem um livro secreto?
De uma maneira diferente e descontraída relata sobre a rivalidade de meninas versus meninos, de que menina não arrota e nem solta pum, e enfim não tem necessidades fisiológicas.

Beijos Janaina Nogueira e Gabriela Fonseca.

e-mail para contato:
janainanogueira18@yahoo.com.br

gabi_sewaybricker@hotmail.com

Jana disse...

O assunto abordado no livro é excelente para tratar junto aos alunos a desconstrução de quando somos crianças, achamos que todos são perfeitos (nossas (os) mães, pais, avós, avôs, irmãos e ídolos) mais na verdade são imperfeitos, consegue passar na nossa infância a perfeição nos atos, ações, o que deixa as crianças maravilhadas.
A história "Até as princesas soltam pum", relata que as princesas soltar pum sim, e que a vergonha de falar sobre o assunto é extremamente normal, pois é uma necessidade do nosso organismo. Essa relação que o livro traz para a criança é interessante para que ela descubra melhor a diferença de alguns conceitos da vida social dela.O que é legal no livro, é a magia e o segredos das princesas,quando iríamos imaginar que as princesas que sempre gostamos tem segredos,tem um livro secreto?
De uma maneira diferente e descontraída relata sobre a rivalidade de meninas versus meninos, de que menina não arrota e nem solta pum, e enfim não tem necessidades fisiológicas.

Janaina
janainanogueira18@yahoo.com.br

Gabriela:
gabi_sewaybricker@hotmail.com