domingo, 30 de agosto de 2009

Invenção ou mentira?


a equipe da Mostra Geração, com a curadoria de Felicia Krumholz e Bete Bullara, entrou com o pé direito no Festival do Rio 2009. Hoje, no Cinema Nosso, rolou uma sessão especial para educadores, do filme "Só dez por cento é mentira" de Pedro Cezar.

Trata-se de um belíssimo documentário sobre a vida e a obra do poeta brasileiro que mais vende livros na atualidade: Manoel de Barros.

O diretor Pedro Cezar esteve presente para conversar com os professores e recebeu em troca muitos elogios ao trabalho primoroso que desperta nos espectadores o interesse pela poesia e pela vida do poeta. Além de usar a arte cinematográfica para difundir a literatura poética, Pedro conseguiu o que parecia impossível: registrar o pensamento de Manoel em vídeo. Até então, Barros só dava entrevistas através da escrita, porque, segundo ele, a palavra falada não dá rascunho. Durante a filmagem, Manoel afirma que noventa por cento do que ele escreve é invenção e só dez por cento é mentira. Pedro, que já dirigiu outro excelente documentário, "Fábio Fabuloso", pega carona nessa invenção e explora o que existe de belo em objetos abandonados nos terrenos baldios e nas brincadeiras da infância e consegue nos encher os olhos com esses detalhes que servem de pano de fundo para as palavras dançarinas de Barros.

Aos 91 anos, Barros afirma que a infância é o lugar da poesia e que por isso ele escreve como um menino. Ele conta que costumava colocar seu filho João no colo, quando este tinha 5 anos, para tomar nota das frases poéticas que ele dizia. Não quero perder a chance de fazer isso com a minha pequena. Nem tão pouco perder a oportunidade de conhecer e fazer conhecer Manoel de Barros.

Nenhum comentário: