quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Um profissional caro

"Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca sabe onde a sua influência termina."Henry Adams


Ao receber essa mensagem hoje fiquei pensando nas razões que tornam o professor um profissional ímpar. Talvez seja porque a arte de educar envolva a formação de pessoas, a construção de saberes, afeto e valores.

Mas no mercado educacional contemporâneo, não basta saber e gostar de ensinar: é preciso ter o "perfil". Infelizmente não tenho a explicação para esse termo. Mas defendo que a história de uma escola é construída principalmente pelos educadores que dela fazem parte. Os alunos, que todos os anos nos inspiram, mudam, mas os professores ficam (ou deveriam ficar), de preferência vestindo a camisa da instituição. Algumas escolas já entenderam isso. Na minha cidade natal, Belo Horizonte, é comum que as escolas de ponta estampem nos out-doors o rosto de seus professores. É como se essas escolas dissessem: "esses educadores incríveis são nossos - venham aprender com eles".

Me parece que o "casamento" seja uma boa metáfora para a relação professor-escola: sempre haverá um substituto para o seu cônjuge que aparentemente é mais atraente, simpático, generoso... mas é com o seu cônjuge que você constrói uma história. Da mesma forma que no casamento, a constante troca de parceiros impede a tecitura de uma narrativa, até porque os altos e baixos são inevitáveis em uma relação, mas ela pode ser mantida com a certeza de que aquela união não foi feita por acaso.

"Quais são as razões que nos une?" Penso que essa é uma pergunta a ser feita entre o gestor da escola e cada um de seus professores. "O que fazer para valorizar o profissional que educa?" Essa também é uma pergunta bem-vinda, especialmente hoje.

Nenhum comentário: