quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Mudanças na Educação

De vez em quando a gente ouve falar que uma equipe de especialistas está implementando mudanças na educação. Tais mudanças são tão superficiais que nem chegam a arranhar o enferrujado sistema educacional que dispomos. A "mudança" mais comum é a avaliação de desempenho. Funciona assim: o governo não investe na estrutura da escola e muito menos na equipe que atua para promover a aprendizagem porque tais recursos já estão comprometidos com esquemas de corrupção. Para disfarçar, nossos des-políticos contratam acadêmicos de "notável saber" que vão requentar velhas questões e com elas elaborar provas para serem aplicadas nas escolas. Quem define o que a criança deveria saber são esses senhores e essas senhoras que na maioria das vezes não está na sala de aula e não entende de especificidades de cada escola e sua clientela - nem precisa porque as provas são universais. O resultado dessa prova elaborada e aplicada sem o envolvimento dos educadores propriamente ditos irá definir por exemplo, qual é a escola que irá receber mais recursos. Quanto pior o desempenho dos alunos, mais essa escola terá chance de receber os parcos recursos disponíveis. Assim a direção da escola fica entre a fama de escola fraca ou a ameaça de perder ainda mais recursos.  Assim caminha a escola pública!

Mudanças de verdade são promovidas com alto investimento. Na estrutura, nos salários, nos programas de capacitação, nas experiências extra-classe, nos materiais que promovem aprendizagem,  na valorização dos sujeitos da aprendizagem e na promoção da cultura. Mudar nomes de segmentos ou de provinhas só serve pra confundir, mascarar a realidade e desviar recursos públicos.

https://novaescola.org.br/conteudo/11907/avaliacao-nacional-de-alfabetizacao-e-prova-brasil-sofrem-alteracoes-em-2019

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