terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pense duas vezes antes de colocar o kit gás no Rio de Janeiro

Quando eu decidi colocar Gás Natural no meu carro, duas razões me motivavam: a economia com o combustível e com o IPVA e a redução de poluição emitida pelo meu veículo. Mas o que eu não sabia é que começaria uma verdadeira saga.

Primeiro foi ter que decidir onde instalar o chamado kit quinta geração. No Rio, onde moro, eu teria que desembolsar 5.500 reais a vista, enquanto que em BH o mesmo kit saiu por 3100 reais. Essa diferença só se explica com muita investigação, o que parece que os nossos órgãos competentes não estão dispostos a fazer. Aproveitei as minhas férias na capital mineira para procurar uma boa oficina que pudesse fazer o serviço sem que eu tivesse que enfrentar problemas no Rio. Encontrei na Nova Show Gás e profissionais solícitos, saí satisfeita, mas apreensiva de como esse serviço seria avaliado aqui.

Eu já sabia que seria preciso fazer duas vistorias - isso mesmo o DETRAN e o INMETRO fazem a mesma coisa e eu desconfio que o objetivo, além de caçar níquel é um prejudicar o outro: mas na verdade é o consumidor a vítima. Parece surreal, sobretudo em uma cidade perigosa como o Rio de Janeiro, mas a vistoria do INMETRO não é agendada! Por telefone fui advertida: você tem que chegar antes das seis da manhã para tentar pegar uma das 30 senhas. Eu saí de casa com o dia ainda escuro. Dirigindo sozinha para uma das poucas oficinas que fazem esse serviço - a INSPECENTER em São Cristóvão, transitei por ruas pouco movimentadas e por muito pouco não consegui: minha senha foi a 28. Muita gente teve que voltar para casa: trabalhadores que dependem do serviço para garantir seu sustento. Dos 30 que conseguiram a senha, mais da metade não foram aprovados. Inúmeros motoristas saíram indignados. Me senti aliviada quando o meu kit foi aprovado.

Na sexta feira passada eu fui ao DETRAN para a vistoria e finalmente ter o meu documento modificado. Passei o dia todo tentando e não consegui. Erros e mais erros do sistema. O único documento que me entregaram trazia exigências falsas como: "O duda para o serviço de mudança de combustível não foi apresentado", quando eu o apresentei. " Apesar de ter pago e agendado esse DUDA o serviço não aparecia no sistema. No final da tarde, exausta, decidi aproveitar os 5 dias úteis para o retorno e voltei hoje. A atendente de hoje observou um erro que nenhuma das atendentes passadas havia observado: havia um número de série diferente na nota fiscal do produto e no certificado de inspenção do INMETRO. Ao conferir o número no kit gás, constatou-se que o erro foi na INSPECENTER. Sim, aquela mesma criteriosíssima que obrigou diversos motoristas a voltarem para a casa deles sem documento errou na emissão do meu certificado. Cabe a quem ficar sem documento, voltar ao INMETRO e esperar horas e depois ao DETRAN e também esperar horas? Adivinha!

Enfim, porque falar disso aqui nesse blog? Porque faz parte da educação ter clareza de como estão os horizontes da nossa cidadania e lutar para ampliar esses horizontes. Não é possível que dois órgãos regulamentadores como o INMETRO e o DETRAN tratem os cidadãos com tamanho desrespeito. A instalação de kit gás deveria ser subsidiada e incentivada para que mais pessoas optassem por esse tipo de combustível. No entanto, todas as dificuldades são colocadas. Não é a toa que muitos desistem.

Quando eu soube que terei que repetir essas duas vistorias anualmente, pensei: onde fui me meter!

Nenhum comentário: