domingo, 29 de agosto de 2010

Bichos para Cantar e Contar

pensando na paixão das crianças pelos animais, eu e Rogério Lopes propusemos à Funarte o projeto Bichos para Cantar e Contar e ganhamos o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. A idéia é apresentar aos pequenos estudantes pérolas da música popular brasileira. Eu atuo como produtora, contadora de história e cantora, Rogério é o diretor musical, canta, e toca violão. Durante o espetáculo, as crianças são incentivadas  a soltarem a voz: afinal, a música desperta talentos, desenvolve a auto-estima e incentiva o protagonismo de quem canta.

O prêmio foi destinado à apresentação de nove concertos didáticos em escolas públicas. Estamos ansiosos para ampliar o público e  despertar nas instituições de ensino - públicas e particulares - o interesse pelo ensino da música. Se você quiser levar o espetáculo para a sua escola ou para a escola dos seus filhos, faça contato!


O espetáculo Bichos para Cantar e Contar foi pensado para promover o encontro dos alunos e dos mestres, estimulando a formação de grupos para cantar junto. A criança que atua em conjunto desenvolve uma consciência coletiva de que todos são importantes em sua individualidade para a construção de um todo melhor. Espera-se que ao experimentar a união das vozes, os alunos possam se sentir valorizados como indivíduos, desenvolvendo ainda mais o seu potencial.

Nosso público-alvo são crianças de 2 a 7 anos, pertencentes ao ensino público e privado.Todas as crianças são motivadas a produzir algo belo: cada qual poderá experimentar sensações de prazer e emocionar as pessoas com suas vozes.

O show apresenta violão, voz, contação de histórias e DJ e é marcado de ritmo e humor para que a música e os contos cheguem no universo da educação infantil e no início do ensino fundamental como um convite ao brincar. As escolas poderão fazer registros em vídeo e fotografia das apresentações para captar a emoção dos alunos no seu contato com a música. Espera-se que estas imagens despertem o interesse das instituições de ensino que acolherão o espetáculo na continuidade da formação musical dessas crianças. O formato de vídeo poderá, inclusive, ser útil na construção do conhecimento antropológico da experiência musical registrada.

Um comentário:

Rogério Lopes-guitarrista disse...

Sil,

está muito bacana a concepção do projeto e a "cenografia"!!! As fotos também ficaram lindas e eu tenho certeza que será uma grande experiência para vcs dois. No dia 9 eu vou estar lá com o Miguel para assistir vcs, se for permitido!!!
Beijos,
Rejane