quarta-feira, 19 de maio de 2010

Envolva-me

O aparecimento de uma membrana que isolou os primeiros seres vivos foi um passo fundamental na origem da vida. Analise, cuidadosamente, a estrutura da membrana que envolve cada uma das suas células:

Como você observou, ela é formada por duas camadas moleculares de fosfolipídios com moléculas de proteínas incrustadas.

As moléculas de fosfolipídios apresentam uma região hidrófila - que no desenho ao lado é representada como um círculo e outra região hidrófoba - a cauda.



 Tanto os fosfolipídios quanto as proteínas deslocam-se na membrana. Essa estrutura dinâmica e mosaica foi chamada de Mosaico Fluido - poético, não? Veja:




Agora que você conhece os elementos que formam a membrana, saiba que é esse envoltório que define o que há dentro e fora da célula, além de selecionar o que entra e o que sai da célula. Veja esse vídeo sobre Permeabilidade seletiva:



Algumas substâncias entram e saem da célula espontaneamente, sem gasto de energia. Esse transporte passivo de substância pode acontecer de três maneiras:


  • difusão  - quando o soluto (açucar, por exemplo) move-se do meio de maior concentração para o de menor concentração. Veja:





  • osmose - quando o solvente (água) move-se do meio menos concentrado para o mais concentrado.




Veja como uma hemácia se comporta quando o meio onde ela foi mergulhada tem diferentes concentrações:


Caso a concentração do meio seja semelhante ao interior da célula - isotônico - ela manterá a sua forma.
Se o meio for bem mais concentrado - hipertônico - a hemácia perderá água por osmose e ficará murcha.
Mas se o meio for menos concentrado - hipotônico - a água irá entrar e poderá inclusive romper a célula.

As células vegetais, como apresentam parece celulósica, ficam turvas (bem cheias) ou plasmolisadas (murchas), quando estão respectivamente em meio hipotônico e hipertônico.






  • difusão facilitada - semelhante à difusão simples, mas conta com uma proteína que facilitará o transporte da substância (sem gasto de energia). Observe o esquema abaixo:
Na animação abaixo, a estrutura roxa representa a permease, uma proteína que facilita a entrada de substâncias. Observe que esse transporte ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja: do mais concentrado, para o menos concentrado.

Entretanto, a célula precisa gastar energia para promover o transporte de várias substâncias. Esse transporte ativo é útil para manter as concentrações de certos íons como o sódio e o potássio.



A imagem abaixo resume bem os tipos de transporte através da membrana que costumam ser cobrados no vestibular::


Além da ação de bombas proteicas como as que apareceram no vídeo acima, as membranas podem mudar de forma para englobar ou expulsar substâncias ou partículas do meio externo. É o que acontece na fagocitose e na pinocitose.



Quando temos uma infeção bacteriana, por exemplo, nossos macrófagos - um tipo de glóbulo vermelho, saem dos capilares sanguíneos por diapedese e vão para o local da infecção onde fagocitam os agentes invasores. Não é bárbaro?




As membranas podem apresentar algum tipo de envoltório externo, como o glicocálix:

Essa casca de açúcar forma uma malha filamentosa que protege a membrana e permite que as células se reconheçam. Assim, uma célula reconhece a outra por contato.



Curiosidade: Uma célula cancerigena destroi o glicocalix para acabar com a inibição por contato e poder contaminar outros tecidos.




22 comentários:

Julia Göbel-1001 disse...

Professora, não consegui entender o processo de difusão.

Julia Göbel-1001 disse...

Professora, não consegui entender o processo de difusão.

Juliana Gois-1001 disse...

Professora quando você diz que algumas substâncias saem e entram da célula epontaneamnete sem gastar energia e dá as 3 maneiras possiveis disso acontecer, você fala que algumas movem-se do mais concentrado pro menos concentrado ou vise e versa... Como assim concentrado? O que está concentrado?

Pedro Oliveira - 1001 disse...

Professora achei muito boa a explicação sobre a membrana plasmática,que ela possui duas camadas moléculares de fosfolipídios com moléculas de proteínas incrustadas.
As moléculas de fosfolipidios tem a parte polar,que é a hidrofila e a parte apolar que é a hidrófoba.

belle disse...

Professora a omeose é o contrário da difusão?
só queria saber isso, o resto do texto eu entendi.

belle disse...

Professora a omeose é o contrário da difusão?
só queria saber isso, o resto do texto eu entendi.
Bianca.

Isabelle Nogueira disse...

Professora, entendi muito bem toda a matéria, principalmente pela ilustração feita pelos vídeos. Esclareceu possíveis dúvidas, além de ter dinamizado bastante o conceito de resumo.

Julia Maria - 1001 disse...

Silvania, nao entendi o que acontece com a fagocitose e a pinocitose!

Anônimo disse...

Professora, não consegui entender muito bem os processos de osmose e difusão
matheus baeck

Lara Caumo - 1001 disse...

Professora, não entendi sobre o Mosaico Fluido e nem as três maneiras do transporte passivos das substancias

Carolina disse...

Professora, não ficou claro o processo de osmose pra mim.

Carolina Campanha - 1001 disse...

Professora, o processo de osmose não ficou claro pra mim.

Anônimo disse...

Professora, nao entendi muito o video sobre omose, mais achei bem interessante as ilustrações, ajudou muito ! Obrigada, Laura lua !

Luiza Amarante -1001 disse...

Professora, seu blog está muito bom e claro! a única coisa que não ficou muito clara para mim foi o vídeo de difusão.

Luiza Amarante - 1001 disse...

Professora, o seu blog está muito bom e claro! O que não ficou muito claro para mim foi o vídeo de difusão

Thales Omran disse...

Professora,entendi quase tudo, os vídeos ajudaram muito,mas o que realmente me deixou em dúvida foi o processo de osmose,só isso mesmo.

Thales Omran

Thales Omran disse...

Professora,entendi quase tudo, os vídeos ajudaram muito,mas o que realmente me deixou em dúvida foi o processo de omeose,só isso mesmo.

Thales Omran

Thales Omran disse...

Professora,errei no outro,desculpe, o que eu quis dizer foi,entendi tudo,os vídeos ajudaram muito,o que não ficou claro foi o processo de osmose*

Antonio disse...

Teacheeer, muitoo legal o post! As imagens e os videos me ajudaraam MUUITO, ja que enquanto estudo, nunca consigo imaginar como é o formato das coisas. beijos

Antonio Schuback 1002 disse...

Teacheer, muito legal esse post! As imagens e os videos me ajudaram MUUUITO, já que nunca consigo imaginar o formato das coisas enquanto estudo. beijos

Anônimo disse...

Professora,nao entendi muito bem o processo de osmose, o resto deu para entender muito bem,principalmente a explicação de membrana plasmática, devido aos vídeos e imagens.
Pedro Oliveira - 1001

Grand Chase disse...

Professora, eu não consegui ver os dois primeiros vídeos, mas os outros vídeos, as imagens e os textos foram muito explicativos e me esclareceram possíveis dúvidas1.