sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A atual e perturbadora escrita rodrigueana em cena no Tablado

Quem curte Nelson Rodrigues, não pode perder essa farra:



Trata-se de um conjunto de cenas extraídas de peças e crônicas desse ousado dramaturgo. Entre as cenas, Serafim, vulgo calabresinha, um doce de amigo, como todo doce, suscetível de escrúpulos com mulheres casadas. Não é curioso?

Outro exemplo é a cena "Esbofeteada". Imaginamos Nelson na Espanha, em companhia de amigos tricolores, rubronegros e vascaínos quando se inspira em uma conversa estranha entre duas mulheres.

As entrecenas, adaptadas do livro "O profeta tricolor, 100 anos de fluminense", apresentam "Amigo de infância", a história de um sujeito que perde as ilusões. Ele só tem diante de si três caminhos: ou o suicídio, ou a loucura ou o crime.

Mas é preciso estar preparado: não se enganem com as meninas recatadas da alta sociedade, elas tomarão as providencias necessárias para conseguir o triunfo de suas obsessões.

Nelson acreditava que os idiotas da objetividade pensam que os olhos não se enganam. Será? Para ele, adúvida humana é tecida de equívocos. Você beijaria um homem que estivesse morrendo?

Na primeira noite, vocês conhecerão Tereza, a mãe amorosa de Oswaldinho. Sem nenhum tipo de escrúpulos, Oswaldo se aproveita desse amor para levar a sua boa vida. Gastão, marido de Tereza, não admite as façanhas do filho. Mais uma vez, pai e filho se odeiam.

Álbum de Família, Toda Nudez Será Castigada, Vestido de noiva, Engraçadinha e tantas outras obras que fizeram parte da pesquisa que estamos realizando no Tablado, com a orientação de André Mattos.

* A criação do cartaz é do meu amigo Heder Braga!

Um comentário:

Heder Braga disse...

Adorei. Tô ficando víciado no blog ele sempre tem o que quero ouvir...Parabéns. Ah, achei bonitinho a brincadeira que fiz com a caricatura do NELSON.