domingo, 17 de novembro de 2013

Crianças manipuladoras: um risco para a sociedade


Quem nunca se deparou com uma birra daquelas, ou presenciou uma criança destratando os pais ou professores quando sente que suas vontades serão frustradas ou tentando manipular os coleguinhas com mentiras ou barganhas? Quando o filho não é seu, é mais fácil julgar. Mas se a responsabilidade com criança é sua, o que fazer?

Para o educador e psicólogo Marcos Meier, a habilidade de Manipulação, típica da infância, é sinal de inteligência. As crianças costumam abusar desse recurso quando percebem que funciona. Se os pais se constrangem durante a birra ou choradeira, por exemplo, as crianças irão reservar o show para o momento em que estiverem perto de estranhos. Em situações convenientes, como para não ir à escola, poderão inventar doenças e muitas vezes conseguem ficar em casa - felizes da vida.  

Não precisa ter medo de usar a autoridade - seja firme e diga não! Estabelecendo claramente o limite, os responsáveis estarão protegendo a criança. Se, para evitar o embate, a opção for não corrigir, essa criança poderá  se tornar um adulto manipulador ou corrupto e isso poderá interferir na vida social, como acontece com os mentirosos compulsivos. 

Se os pais não permitirem ser manipulado pelos pequenos, eles ficarão bem. A sociedade agradece!

http://www.teatroviriato.com/calendario/detalhe.php?id=121

Nenhum comentário: