quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lições Oração de São Francisco de Assis


Não sou católica, mas isso não me impede de gostar e aprender com a canção de São Francisco. Bom seria dissecar essa canção nas escolas, não como um instrumento religioso, mas como um convite à reflexão. Afinal, é papel da escola mostrar o valo do outro aos meninos e meninas que  muitas vezes chegam até nós tão auto-centrados e mimados.  

Assumindo o risco de ser chamado de piegas, o educador que se dispuser a transformar crianças em instrumento de paz pode fazer muito mais diferença do que submeter os estudantes à avalanche de conteúdo como as escolas tem feito. É possível criar oportunidade para o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar, unir pessoas, ser verdadeiro, cultivar a esperança e a alegria poderia formar "luminosos" ao invés de "alunos" - sabia que a palavra aluno significa sem luz?

Nessa nossa sociedade de filhotes de menopausa, parece utopia preparar o sujeito para que ele procure mais consolar, que ser consolado - por outro lado, pode ser que a turma não demore para perceber que é melhor estar na posição de quem consola do que daquele que merece consolo. Imagine essa turma desenvolvendo gradativamente a habilidade de compreender, mais que ser compreendida? Seria um sonho encontrar diariamente com pessoas preparadas para amar, sem aquela carência toda de ser amado?

Já que é dando que se recebe, é bom começar dando exemplo. As aulas ficarão mais leves se nós educadores perdoarmos mais as falhas de nossos meninos e meninos. Mesmo que às vezes relevar nos faça sentir morrendo por dentro, isso poderá prolongar os nossos dias - na escola e na vida!


Nenhum comentário: