segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Creche Cara: razões para não cair nessa cilada

Foi o tempo em que creche era um depósito de crianças. Hoje é inegável o papel das escolas infantis no desenvolvimento da criança. Os empresários do ramo têm se apressado em atender às exigências dos consumidores, cada vez mais atentos aos pequenos detalhes na hora de escolher a instituição para deixar os pequenos herdeiros.

Mas por mais que as condições ideais para promover o tão almejado desenvolvimento global de nossos filhos custe dinheiro, nada justifica os preços abusivos das creches do Rio de Janeiro, a não ser o fato de o valor das mensalidades ter se transformado em mais um objeto de ostentação, como se, escola cara fosse sinônimo de qualidade de formação.

Não precisa de tanto dinheiro para oferecer o que de fato as crianças pequenas precisam: um ambiente limpo, atenção de profissionais competentes, alimentação saudável, brincadeira ao ar livre e atividades criativas para serem curtidas em grupo, de preferência reaproveitando materiais e economizando recursos naturais. Ouso pensar que seria plenamente possível cobrar 500 reais de mensalidade, mesmo que a creche estivesse localizada na zona sul, arcasse com um aluguel alto e pagasse salários decentes aos seus professores - de acordo com o sinpro-RJ a categoria educadores de ensino infantil costuma ser a mais explorada. Suspeito que as mensalidades não caem porque existe gente o suficiente disposto à desembolsar muito mais do que o viável - quanto mais cara a mensalidade, maiores as filas de espera!

O que os gestores das creches que enxergam as crianças como máquinas de fazer dinheiro não consideram é que a voracidade de tantas cobranças  resulta no endividamento das famílias, na crescente sobrecarga de trabalho e, consequentemente, na diminuição do convívio da criança com os pais - há escolas infantis que ficam com os pequenos 12 horas ou mais! Quando é que essa criança sentirá o toque da mãe, o cheiro do pai, a doçura dos avós? Que ser humano é esse que está sendo formado? Meninos e meninas expostos aos estímulos cada vez mais radicais, recebendo mimos sem limites, e... ainda assim tristes, aparentemente desamparados, emocionalmente desequilibrados, incapazes de responder estímulos ou portadores de TDAH e outras sopas de letras...?

Apesar dos pesares, acredito que é possível resgatar a escola que deveria existir dentro da família. Ali, os educadores - pais, mães ou responsáveis - podem oferecer o melhor ensino: o exemplo. E porque não procurar uma escola, de preferência pública, onde a participação da família seja bem vinda?  Economizar essa bolada pode garantir a convivência com o seu filhote! Então, trate de encontrar boas razões para passar mais tempo com seus filhos, explorando lugares onde aprender é bom, bonito e nem sempre custa dinheiro.

Nenhum comentário: