quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prova de Biologia do ENEM: foco no Fundamental

As questões de Biologia do ENEM desse ano foram muito tranquilas. Foram sondados conhecimentos básicos, vistos a partir do ensino fundamental. Daí a importância de os alunos levarem uma boa base para o ensino médio. Portanto, aqueles que investiram tempo nos estudos de ciências colheram bons resultados nessa avaliação. Há uma questão do caderno rosa, por exemplo, tratando a cadeia alimentar.

Você aprendeu no sexto ano (antiga quinta série) do ensino fundamental que uma cadeia apresenta um "produtor" , geralmente uma planta, e os consumidores? Lembra que eles são contados a partir do produtor? Por exemplo, na figura abaixo, os herbívoros são os consumidores primários e o gavião o consumidor terciário. Não é isso?



Se sim, é claro que consegue fazer essa questão. Eis a pergunta 46:


Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem
tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu
coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser
bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos
abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os...

Assim, no exemplo proposto, os elementos são:

frutas e grãos (produtores)
homem (consumidor primário)
tigre (consumidor secundário)
abutres (consumidor terciário)

Portanto, a alternativa correta é a letra c:  consumidor secundário e consumidor terciário.


No sétimo ano (antiga sexta série) seus professores devem ter explicado sobre os biodigestores para o aproveitamento de resíduos orgânicos. Se sim, eles deram a pista para você acertar a questão 49:


Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos
arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da
Bahia, o IBAMA tem atuado no sentido de fiscalizar, entre
outras, as pequenas propriedades rurais que dependem
da lenha proveniente das matas para a produção da
farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso,
pequenos produtores procuram alternativas como o gás
de cozinha, o que encarece a farinha.
Uma alternativa viável, em curto prazo, para os
produtores de farinha em Amargosa, que não cause
danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a...




Bom, se você compreende que o metano gerado pelos excrementos dos animais podem gerar metano que é um potencial gerador de energia, saberá que deve optar pela resposta D: construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da 
região.



Nessa mesma série, sétimo ano, seus professores falaram sobre inimigos naturais e explicaram que eles são importantes aliados do agricultor pois estabelecem uma relação desarmônica com insetos ou outras pragas. Esse "controle biológico" pode atuar predando ou parasitando, como no caso do exemplo citado na questão 55, onde os embriões de uma microvespa se alimentam do conteúdo dos ovos de uma borboleta que causa a praga nas plantações do algodão. Portanto, para essa pergunta, você responderia certamente a alternativa A:

introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.


Ainda no ensino fundamental, já no oitavo ano (antiga sétima série) quando você prestava mais atenção nas mudanças no seu corpo e naquelas que aconteciam noseu objeto de desejo, seus professores tentaram te explicar que as hemácias, os discos vermelhos que circulam no seu sangue, carregam o oxigênio e o gás carbônico. Se você estava atento e se não se assusta com nomes feios, a questão 47 foi moleza:



A produção de soro antiofídico é feita por meio da
extração da peçonha de serpentes que, após tratamento,
é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas
sangrias para avaliar a concentração de anticorpos
produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração
atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para a
obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal,
por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de
de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.



A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma
uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar:

Portanto, a resposta correta é a letra E:  problemas no transporte de oxigênio.


Essa questão é uma delícia. Ela poderia ter sondado os conhecimentos dos candidatos sobre a produção do soro, sobre a imunização passiva ou até sobre as técnicas da plasmaferese, que pode ter sido mencionada naquelas aulas de cursinho que enchem a cabeça da moçada com um monte de informações que não servem para nada. Mas os avaliadores optaram, acertadamente na minha opinião, pela essência. É essencial que você conheça o papel principal dos elementos do sangue e que você não se assuste quando uma palavra nova apareça na questão. Se não for o significado dessa palavra o que importa, não se preocupe caso você desconheça. Depois da prova até vale dar uma olhadinha no dicionário, mas no momento da avaliação, apenas mantenha o foco!

Mesmo que esse não tenha sido o foco, vale namorar um pouco com esse belo esquema para entender como é a produção do soro, usando cavalos:



Na questão 51 o avaliador quer saber se os candidatos conhecem a função principal de cada elemento sanguíneo. Isso você aprendeu também no oitavo ano. Lembra que as plaquetas estão ligadas ao processo de coagulação e cicatrização? Se sim, nessa pergunta, que menciona um paciente que deu entrada no hospital com sangramento nasal e ainda mostra uma tabela com uma taxa baixa de plaquetas. a resposta só pode ser a letra A: o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de 

plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.


Enfim, esses são alguns exemplos de como o ensino é uma construção que se faz aos poucos. A mesma importância ao hábito de estudo no ensino médio e pré-vesitibular deve ser cultivada nas séries iniciais. Se essa continuar sendo a proposta do ENEM, ele irá favorecer o ensino como um processo e deixará de alimentar a máfia dos cursinhos.






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