quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Amamentação na primeira hora

Na maioria das maternidades brasileiras, o bebê é retirado de perto da mãe logo após o parto. No máximo permitem que a "ex-gestante" olhe rapidamente o seu bebê, que em seguida é levado para uma série de procedimentos invasivos. Um tempo para que mãe e filho se re-conheçam com intensidade e o encorajamento para a amamentação na primeira hora após o nascimento é um luxo que poderia trazer inúmeros benefícios sociais.

Garantir esse contato oferece vantagens para a mãe, para o bebê e para a sociedade. Veja algumas das vantagens que os cientistas relacionam com a amamentação precoce:

- Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê;
- Diminui o risco de hemorragias;
- Antecipa a chegada do leite nas mamas;
- Diminui o risco de fissuras e o "empedramento" das mamas;
- Diminui o risco de câncer de mama e depressão pós-parto;
- Aumenta a sensação de proteção e segurança em um momento em que o psiquismo do bebê está muito estimulado e vulnerável.


Por tudo isso eu defendo que a amamentação deveria ser uma prioridade para a família, bem como para a sociedade e seus governantes. Para pensar em uma ação prática, antes do nascimento do bebê, que tal reunir a família para discutir o que cada um pode fazer para oferecer condições que facilitem o ato de mamar? Sua família, os amigos e/ou os empregados podem participar desse ato, por exemplo, oferecendo um ambiente limpo, tranquilo, pouco iluminado e, de preferência, alguém disposto a levar um pouco de carinho em forma de suco, frutas ou água para a mulher que amamenta. Se cada brasileirinho, menor de dois anos, tivesse acesso a um ambiente favorável, teriamos mais bebês mamando, mais crianças saudáveis e muito mais adultos felizes!

Ao governo não basta fazer propagandas com belas atrizes, porque o ato de amamentar pode ser uma TORTURA quando a mulher não esta preparada ou quando as condições são precárias. A preparação da futura lactante passa pelo acesso à informação - sem romantismos - e pela motivação: as mulheres precisam saber que suas mamas são poderosas!

Nenhum comentário: