Já era para eu ter publicado este comentário sobre o livro de Steve Webb, dirigido à um público que cada vez mais merece ter sua inteligência respeitada. Ao levar essa história para as minhas crianças da
Fazer Arte, observei que a história da menina que vai dar uma festa do pijama agrada as crianças bem pequenas e também os mais velhos, incluindo os adultos que sempre dão um jeitinho de ficar por perto quando está na hora de contar histórias. Os desenhos são primorosos e ao tocar nas folhas do livro, temos a sensação gostosa de tocar em um desenho que acabou de ser feito pela menina que nos conduz nessa aventura: Viviana. A história é uma homenagem aos que pelo menos uma vez na vida passaram o dia todo de pijama e para isso envolve a personagem principal em uma investigação para saber como os animais vão para a cama. Viviana escreve e desenha cartas divertidíssimas para seus amigos animais que respondem com bom humor e criatividade.
É um livro para ler sem pressa, de preferência com a criança no colo. A Luisa, por exemplo, adora que eu volte as páginas para mostrar no mapa a localização da África, da Antártica, da Austrália, do Oceano Índico, da América do Norte e do Brasil - os lugares onde moram os animais que foram convidados para a incrível festa do pijama de Vivivana.
Em resumo: um livro três vezes "bem" - escrito, humorado e ilustrado - que eu tenho o prazer de recomendar, tanto para o público-alvo quanto para nós, pouca coisa mais velhos, que adoramos passar o dia de pijama, em uma cama aconchegante, lendo e curtindo as nossas crianças.
Ficha Técnica:
Webb, Steve, 2006 - Viviana Rainha do Pijama. São Paulo, Moderna.
O exemplar foi uma cortesia da Editora.