sábado, 17 de setembro de 2011

Professores Malucos?


Hoje fomos assistir a Pre-estréia do filme Uma Professora Muito Maluquinha. O bonde incluía minha filha de cinco anos e alguns amigos da escola com pais animados... e olha que a sessão começou às 10 na Barra! Muita gente estava lá, o filme foi exibido em varias salas, mas a organização foi eficiente. Pipoca na mão, estávamos ávidos para conferir a adaptação do clássico de Ziraldo.


O que vimos foi uma bela história de amor: aos educadores que fazem a diferença. 


É inegável que o Brasil carrega um histórico sofrível de medidas que foram apagando o sonho dos professores.  O que dizer de medidas impostas de cima para baixo, como a última de Haddad propondo aumentar o número de dias letivos? E como pensar nessa profissão sem se indignar com os salários vergonhosos pagos, sobretudo na Rede Publica, a falta de respeito e de segurança nas escolas contemporâneas?


Bom, mas o recorte feito pelos diretores César Rodrigues e André Pinto se concentrou na valorização do que há de belo, criativo, terno e ousado  na profissão de professor, em especial, de professora. Esses incorrigíveis românticos fizeram uma homenagem à disposição de uma educadora que insistia em ser diferente e para quem, deixar brincar era mais importante do que impor deveres de casa; o prazer da leitura poderia ser despertada com a ajuda dos quadrinhos ou de engenhocas inventadas pelo portuga da cidade; a sala de aula poderia ser o mundo; ensinar em parceria com outra disciplina produz uma experiência inesquecível,  a sala de cinema é um local privilegiado da aprendizagem e as provas podem ser dispensadas, desde que o profissional de ensino conheça de fato seus educandos.


Seria utopia pensar que ainda existem profissionais que amam ser professores? Claro que não! Na tela eu projetei meus professores e os amigos queridos que tive a sorte de encontrar nessa profissão encantadora que eu escolhi: de maluca que também sou.



Título original: (Uma Professora Muito Maluquinha)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: André Pinto, César Rodrigues
Atores: Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Joaquim Lopes.
Duração: 120 min
Gênero: Infantil

2 comentários:

Andre Alves Pinto disse...

Silvania, que lindo comentário. Verdeiro e emocionante. São de professores como você que as crianças deste Brasil precisam e merecem.

Beijo carinhoso,
Andre Alves Pinto

Andre Alves Pinto disse...

Silvania, que lindo comentário. Verdeiro e emocionante. São de professores como você que as crianças deste Brasil precisam e merecem.

Beijo carinhoso,
Andre Alves Pinto