domingo, 31 de janeiro de 2010

Que tal um passeio de Jardineira por Tiradentes?


Bem que tentei manter vocês informados sobre a Mostra de Tiradentes, mas no desdobramento da função de esposa, mãe, filha, atriz e aluna de oficina,  não sobrou tempo de escrever para o blog. Pretendo fazer um relato do que aprendi na oficina de Assistência de Direção com Eduardo Aguilar, nos filmes que consegui assistir, nos passeios e com diversas pessoas interessantes que conheci. Hoje quero partilhar o delicioso passeio com a Jardineira do Luis Fernando. Ele é historiador e usa a jardineira para apresentar Tiradentes de um jeito todo especial. Um passeio recomedadíssimo para quem quer entender o contexto histórico e arquitetônico dessa charmosa cidade mineira. Como Fernando dá uma série de dicas para curtir o melhor de Tiradentes, sugiro que o passeio seja feito logo que chegar na cidade.

O passeio é feito à noite e começa no Largo das Forras – a mesma praça que vira espaço de exibição durante a Mostra. Luis Fernando explica que o nome Forras remete à alforria dos escravos. Da praça seguimos em direção à rua direita enquanto Luis Fernando explicava que esse era o nome dado pelos portugueses às ruas que concentravam o comércio das cidades. Ao longo do trecho, fiquei sabendo que apenas a área que não tem fiação aérea pode ser classificada como centro histórico e que Tiradentes possui 120 pousadas e 60 restaurantes. Para uma cidade tão pequena, esses números impressionam e revelam que o turismo é a principal atividade - talvez isso explique a razão do povo ser tão hospitaleiro. 

Fernando também nos levou às igrejas dos mulatos, dos brancos e dos escravos e nos contou histórias ótimas como a forma com que os negros levavam o ouro para ornamentar a igreja deles. Fiquei imaginando as unhas e os cabelos guardando ouro em pó e os castigos que eles recebiam quando apreendidos nessa missão.  Também me surpreendi ao ouvir sobre as façanhas de Padre Toledo: os filhos que o tratavam como tio e o envolvimento dele com a maçonaria e com o movimento abolicionista. Bom, nem vou contar mais porque não quero estragar a surpresa e nem cometer algum equívoco... 


Nenhum comentário: