domingo, 8 de novembro de 2009

Teatro é...



O que o teatro representa para você? Conheça o que é o teatro para algumas pessoas que fazem e pensam essa arte:

... Catarse

"A tragédia é a imitação de uma ação séria e concluída em si mesma… que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões." (Aristóteles)



... Lirismo

"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)

... Diálogo

"Teatro só faz sentido quando é uma tribuna livre onde se podem discutir até as últimas conseqüências os problemas do homem." (Plínio Marcos)

... Humildade


"Aprendam a amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte." (Konstantin Stanislavski)

... Verdade

"No teatro descobri que existem duas realidades, mas a do palco é muito mais real." (Arthur Miller)

 ... Transformação

"O teatro, que nada pode para corrigir os costumes, muito pode para mudá-los." (Jean-Jacques Rousseau)


 ... Contradição


Quando um ator finalmente aprende a interpretar todos os tipos de papéis, geralmente já está velho demais para eles, e só pode interpretar alguns poucos. (William Somerset Maugham)


... Investimento

Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e actividades são tragadas pela cobiça.
Karl Marx
 

... Proteção

"O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia." (Jean Barrault)



... Recompensa


"Existem empresários que enriquecem com o teatro - dizem. Não fizeram teatro, fizeram negócio. Quem faz teatro, seja empresa, seja governo, estará sempre perdendo dinheiro. Mas asseguro-lhe que quem faz teatro não se importa muito com isso." (Cacilda Becker)


 ...Agressão

“A ficção para ser purificadora precisa ser atroz. O personagem é vil para que não o sejamos. Ele realiza a miséria inconfessa de todos nós”. (Nelson Rodrigues)


...Vivência

"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer."
(Carlos Drummond de Andrade)



... a arte do efêmero

"Nosso ofício, falo de teatro, não nos deixa provas. A posteridade não nos conhecerá. Quando um ator pára o ato teatral, nada fica. A não ser a memória de quem o viu. E mesmo essa memória tem vida curta." (Fernanda Montenegro)

... Gentileza

"Teatro é colaborar para que o outro brilhe, é vibrar com o crescimento do grupo, é querer estar junto em cena, ainda que a peça seja um monólogo." (Silvania Santos inspirada nos ensinamentos de André Mattos)

Agora é a sua vez:

Nenhum comentário: