segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Milagre?

É possível dividir 46 em 2 X 46? A célula pode!

Quando uma célula se divide por mitose, origina duas células com o mesmo número de cromossomos. O zigoto (célula ovo) da espécie humana, por exemplo, apresenta 46 cromossomos e, por mitose, se divide em duas células com 46 cromossomos. Essas por sua vez se dividem novamente, formando os tecidos até formar um indivíduo adulto com trilhões de células.

A animação abaixo mostra as fases da mitose com detalhes impressionantes.




Inicialmente um mergulho no citoplasma onde você pode namorar várias organelas até chegar na membrana nuclear. A ênfase é dada ao núcleo, onde os cromossomos ainda estão em forma de cromatina - finos filamentos de DNA. Enquando esses filamentos se condensam em cromossomos, você pode ver ao fundo o nucléolo. Por um dos poros da carioteca, a membrana nuclear, você observa que os cromossomos se condensaram e irá notar que a carioteca se desfaz. Agova veja a aproximação dos centríolos - organela formada por microtúbulos. Veja a imagem abaixo que mostra essa estrutura em detalhe:


Dos centríolos saem fios - mitóticos - que se prendem ao centrômero dos cromossomos, apontados na figura abaixo com a letra a.


Observe que os cromossomos apresentam duas cromátides, unidas pelo centrômero. Na mitose, a posição dos cromossomos é importante: quando os fusos puxam os centrômeros, cada cromátide - que agora passa a ser chamada cromossomo filho - é levada para lados opostos da célula. De tal modo que o lado esquerdo ficará com a metade dos cromossomos e o lado direito com a outra metade. Mas agora, a metade de cromossomos significa a mesma quantidade do início do processo, porque com a quebra dos centrômeros o número de cromossomos foi duplicado!  Agora, cada lado da célula possui cromossomos simples que serão envolvidos por uma nova carioteca. Finalmente a célula será dividida: cada célula nova, chamada filha, apresenta o mesmo número de cromossomos da célula que lhe deu origem.

Cada fase recebe um nome: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Para guardar a ordem das fases, uma frase maluca: "Prometa a Ana telefonar!" Observe cuidadosamente o que acontece em cada fase revendo o vídeo. Mais importante que decorar o que acontece em cada fase é compreender que se algo não acontecesse, o milagre não aconteceria ou não seria tão perfeito.

Lindo né? Tão bonito que até inspirou o professor Fernando:

Nenhum comentário: