segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Teatro para o Grande Público

Quem ama e/ou faz teatro e já esteve em um auditório quase vazio para assistir uma peça incrível, pode imaginar o que eu senti ao me deparar com um público de 1500 pessoas que fizeram do Festival de Teatro de Angra, o FITA 2009, um sucesso absoluto. Houve caso da sessão lotar e precisar de sessão extra!  Por isso não me contive quando encontrei com o idealizador desse mega evento  João Carlos Rabello: tive que parabenizá-lo pela coragem e competência. Essa saga começou quando ele acreditou e ousou reunir atores e técnicos,  o próximo ato foi encontrar parcerias que viabilizassem esse empreendimento. Assim, Rabello nos ensina que o teatro brasileiro atrai o grande público e movimenta muito dinheiro para a cidade.






Além da gigantesca tenda SESC com 1.500 lugares, a produção do festival montou outra tenda na praia do Anil para os espetáculos infantis e aproveitou outros espaços como o Teatro Municipal e as escolas públicas.

O FITA 2009 fez o teatro ser visto e vivido ao longo de quase um mês. Esse ano ela durou de 30 de outubro até 22 de novembro!




Entre uma peça e outra, conheci um casal adorável, Cristina e Mauro, que mora em Angra e me contou que eles foram ao FITA todos os dias  e assistiram a pelo menos dois espetáculos por dia! Eu também costumo ser fominha, mas como a Luisa foi conosco, eu e meu marido tivemos que nos revezar nos espetáculos adultos. Juntos curtimos vários espetáculos infantis como o excelente "Os meninos verdes" baseados em um texto de Ruth Rocha.





Saímos do Rio na sexta para aproveitar o abençoado feriado de Zumbi. Chegamos numa Angra que revelava toda a sua atmosfera cultural: o tema teatro pulsava nos bares, nas pousadas e principalmente nas ruas. Escolhemos o caminho mais longo, por Rio Claro e a Luluty amou a estrada de Lidice: o dia estava glorioso e a estrada é linda. Um programa altamente recomendável para 2010. Se quiser nos acompanhar, estaremos lá na próxima edição!

Nenhum comentário: