quarta-feira, 20 de julho de 2011

Seleção e Gestão de Funcionários de Micro e Pequena Empresas

Hoje voltei à casa da Luz Consultoria em busca de dicas para a formação de uma equipe "Casca Grossa", como o título da palestra de Luciana Vicente sugeria. Estou gestando uma produtora cultural e gostaria de não errar na contratação da minha equipe. Mas o que eu ouvi, me fez pensar muito mais que na formação de uma equipe da minha empresa, mas nas relações que se estabelecem no ambiente de trabalho.

A palestrante começou traçando três cenários: o primeiro tem "o cara bom", que pode ser um funcionário ou o dono da empresa. Luciana acredita que quando uma empresa depositar tantas expectativas em um único sujeito, ele passa a representar uma bomba relógio. O segundo tipo é o cara que não é muito bom, mas não sai da equipe e o terceiro é aquele centralizador que pensa que se ele não fizer o que deve ser feito, vai dar tudo errado. Isso me fez pensar no meu perfil: como ele é e como costumo ser vista.

Luciana compartilhou também algumas falhas típicas na contratação de uma equipe:

* Falta de clareza sobre o que é necessário para realizar o trabalho;
* Baixo fluxo de candidatos a vaga;
* Confiar na capacidade de selecionar a partir de candidatos parecidos;
* Perder candidatos que querem fazer parte da equipe;
* Utilizar métodos de contratação no estilo coação.

Para ela, a empresa deve buscar ser atraente e ter cuidado com barreiras do tipo: publicar um anúncio com inúmeros requisitos - cada um deles representa uma barreira - quando o que a empresa necessita é de uma pessoa com disposição para aprender. Às vezes a gente também recheia o currículo mas não desenvolve essa habilidade de aprendiz.

Como estratégias de seleção, Luciana sugere a utilização de Redes Sociais. Ela também deu alguns exemplos de empresas que anunciam as vagas com personalidade. Clique na imagem e veja esse exemplo:

Genial essa ideia de criar um site, criativo como o que a empresa busca!

Luciana ressaltou que é importante estar de olho nas oportunidades. Quando bem atendido ou quando um profissional chamar a sua atenção, tenha um cartão em mãos ou pegue o contato. Assim, aos poucos você irá construir um banco de contatos que pode ser útil na seleção de pessoal. Aliás, esse banco deve estar sempre recebendo novos nomes, sobretudo se existe a perspectiva de um novo projeto. Deixar para procurar em cima do laço pode levar a precipitações e erros graves na contratação de um funcionário. Afinal, somos observados o tempo todo e desenvolver um bom trabalho pode abrir portas para novas oportunidades.

Para Luciana, os empresários deveriam esquecer os currículos, porque papel aceita tudo e na maioria das vezes não traz o que realmente importa como de que modo aquele avaliado enfrentou seus maiores desafios profissionais. Após encontrar alguém que se encaixe no perfil, o avaliador também deve ousar na escolha do local para a entrevista. Pode ser uma trilha, um café... mas é importante não se prender ao escritório e evitar perguntas óbvias. Se insistir nessas perguntas poderá selecionar alguém bem preparado para respondê-las, o que não necessariamente traduz o que você procura.

Nessa entrevista ou nos primeiros contatos com o candidato é importante mergulhá-lo na rotina da empresa. Mostre como é o trabalho e observe a reação demonstrada. Permita que ele faça e fique atento ao envolvimento e compromisso que ele demonstra pela empresa.

Nessa palestra, aprendi ainda, com Luciana e com o público presente que:

Ao contratar, apresente o novo membro à equipe e busque o envolvimento de todos no sucesso da nova contratação. Quando todos estão envolvidos, a responsabilidade é compartilhada.

Como clareza é importante, vale listar as funções e responsabilidades de cada setor da empresa. A equipe deve treinar sempre: nunca entre ou deixe entrar na zona de conforto. Uma equipe sincronizada deve buscar a rotatividade: quando um funcionário acompanha a rotina de outro setor, tende a ficar mais tolerante e aprende a importância de outros trabalhos, além daquele que desenvolve.

Não tenha medo da renovação, mas busque manter os melhores na equipe, ofereça melhores oportunidades. Estabeleça metas, de preferência que sejam cumpridas individualmente e em grupo. O plano de carreira não precisa ser apenas salarial, mas pode também gerar cultura. Benefícios como bolsas de estudo, vale-livro, vale-cinema e vale-jantar também estimulam a permanência do profissional.



Estabeleça uma relação respeitosa com a equipe. Avalie constantemente. Seja direto e fale sempre que o erro acontecer, para não virar bola de neve. Leve o processo à sério e evite usar bonequinhos como a foca, ameba ou dinossauro - acredite, existem empresas que usam esse tipo de coisa para "motivar" a equipe.  Não dê tanta ênfase aos defeitos, mas busque a janela de oportunidades que existem dentro da sua equipe.

Um comentário:

Geovani Gonçalves - GG disse...

Oi, Silvania, gostei do formato do seu blog. Discutir temas diversos numa proposta inovadora; situações do cotidiano que nos fazem refletir sobre a vida. Parabéns!
Faça uma visita ao meu blog. Já estou te seguindo.
Abraço!
Geovani
http://geovanijg.blogspot.com