quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenhar se aprende

Saber desenhar também é útil para quem curte ciências, porque nem sempre é possível ter uma câmera para registrar o nosso objeto de estudo.

Mesmo quando é possível capturar a imagem com recursos tecnológicos, desenhar nos leva a observar detalhadamente o ser vivo que estamos estudando, identificando características importantes. É por isso que alguns professores, durante os trabalhos de campo, exigem que seus alunos desenhem - para o desespero de alguns! Esses educadores defendem que o tempo de observação e o esforço do registro facilitam a aprendizagem.

Porque será que embora a maioria das crianças gostem de desenhar, quando crescemos costumamos dizer que não somos capazes de representar algo através de desenho? Considerando que essa habilidade é tão importante, selecionei alguns vídeos - alguns feitos sem grandes recursos técnicos - que servirão como "aulas" para os que quiserem se atrever a desenhar. Vamos lá?

Como existem milhares de aulas de desenho no YouTube, selecionei vídeos de seres vivos. Minha expectativa é que meus leitores colaborem, através dos comentários, com outras dicas de vídeos interessantes.

O primeiro vídeo que compartilho é de um personagem muito querido:



Esse retrata uma figura humana:



Um vídeo que minha filhota ama:



Gostou? Quem sabe você vai ficar tão fera, que passará a desenhar tudo o que tiver pela frente, como a galerinha que desenhou essas mãos incríveis:

Nenhum comentário: